Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis disputa a Final do Brasileiro Absoluto de Xadrez

Publicado em 13/12/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

César Umetsubo, atleta da seleção de Xadrez de Florianópolis, disputa a partir de amanhã em João Pessoa, Paraíba, a mais importante competição da modalidade no país, o 80º Brasileiro Absoluto de Xadrez.

O feito não se repetia a um enxadrista florianopolitano desde o final dos anos 70, quando Adalcto Nóbrega chegou ao vice-campeonato brasileiro.

Aos 27 anos, o estudante de administração da Universidade Federal de Santa Catarina disputou diversos Abertos ao longo do ano para classificar-se à semifinal 1 do Brasileiro, que abrange os atletas das regiões sul, sudeste e centro-oeste. Realizada no dia 3 de novembro, no Rio de Janeiro, o atleta conquistou a 5ª colocação e a vaga para a decisão do título.

Na fase final, César duela contra os 11 melhores xadrezistas do país, definidos entre aos milhares ao longo de 2013, como os Grandes Mestres do Xadrez brasileiro Krikor Mekhitariam e Rafael Leitão.

A competição será disputada no sistema Schuring, onde todos disputam contra todos e, ao fim dos 10 dias de evento, a maior pontuação é a grande vencedora.

O descendente de japoneses, que já disputou 5 edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina por Florianópolis, segue plano de treinamento que somam 4 horas diárias, além de ser auxiliar técnico das equipes de base do município.

“Temos uma rotina de treinamentos diários intensos entre os treinos para as competições de alto rendimento e também para as divisões de base” comenta Marcelo Pomar, técnico do atleta e da seleção florianopolitana de Xadrez. “Esta classificação para a final do brasileiro mostra que Florianópolis está no mais alto nível do país” finaliza Pomar”.

A final do Brasileiro Absoluto de Xadrez acontece em João Pessoa na Paraíba entre os dias 12 e 21 de dezembro no hotel Cabo Branco Atlântico, na Praia de Cabo Branco.

A Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis acredita no Xadrez como ferramenta de desenvolvimento pessoal e integração social.

 

 

 

› FONTE: Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis

Comentários