Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Notícias Culturais por Lia Leal

Publicado em 11/10/2020 Editoria: Curiosidades Comente!


Notícias culturais 

012. Uma abelha rainha virgem, no seu voo nupcial (um por vida), atrai zangões de até 10 km de distância, mas sempre de outros apiários, para evitar cruzamento da mesma família, o que enfraqueceria a descendência.

 

014. O emprego da tortura para obter confissão dos acusados de heresia nos processos instaurados pela Inquisição, página triste da Igreja Católica, foi oficializado por ato do Papa Inocêncio IV, em 1252.

 

021. Na Islândia há gêiseres que jogam água fervendo a mais de 60 metros de altura. Essa água é canalizada para utilização domiciliar em Reykjavik, capital do país.

 

024. Não há nenhuma evidência de que o avestruz esconda a cabeça para não ver o seu perseguidor. Na vegetação rasteira ele tenta se esconder baixando-se rente ao chão e procurando tornar invisível todo o seu corpanzil de mais de 150 quilos. Só s

eu ovo pesa um quilo e meio.

 

025. Durante o primeiro império, qualquer brasileiro que fosse convocado para o serviço militar poderia apresentar outra pessoa para servir em seu lugar, contanto que esse substituto não fosse reservista, sujeito a convocação em primeira ou segunda linha.

 

004. Tem-se como certo que a escrita foi inventada pelos sumérios, povo que habitava uma região da Ásia próxima ao Golfo Pérsico, 3.500 anos a.C. Os que aceitam essa data situam a pré-história a contar daí para trás, entendendo-se que a história começa com o registro escrito.

 

016. Andorinhas retiradas dos ninhos na Alemanha e levadas de avião para a Inglaterra, onde foram soltas, no dia seguinte pela manhã estavam novamente chocando seus ovos. Regressaram voando durante a noite.

 

031. Grande parte dos discursos proferidos por Rui Barbosa – aparentemente de improviso – eram, na verdade, decorados. Rui os escrevia e os lia até memorizá-los inteiramente. Pronunciava-os de improviso, mas não esquecia de mandar uma cópia para a imprensa...

 

034. O cacau foi descoberto no México, em 1515, pelo conquistador espanhol Hernán Cortez (1485-1547). Seu nome botânico, theobroma, quer dizer alimento dos deuses.

 

035. A rosa, a maçã, a pera, a ameixa e o marmelo pertencem à mesma família vegetal: as rosáceas.

 

036. A palavra sadismo, prática de violências contra o parceiro para obter prazer, provém das novelas obscenas escritas pelo francês Donatien Alphonse François, Conde de Sade (1740-1814). Já o masoquismo, que consiste no prazer sexual através do próprio sofrimento, deriva do nome do romancista austríaco Leopoldo Sacher-Masoc (1895-1940), que divulgou essa perversão em suas obras.

 

037. Anualmente, os judeus ofereciam, na Festa da Expiação, dois bodes que eram levados à porta do tabernáculo e sorteados. Sobre o animal que fosse escolhido eram lançados todos os pecados do povo e mandado em holocausto para o deserto, onde morreria de inanição. É o que consta ao longo de todo o capítulo 16 do Levítico. Desse procedimento nasceu a expressão ainda hoje usada para determinar aqueles que são culpados por pecados alheios: bode expiatório.

 

038. Quando o termômetro indica 100 graus Célsius, corresponde a 212 graus Fahrenheit.

041. Uma colmeia de abelhas europeias só se torna economicamente produtiva quando tiver, pelo menos, 60.000 indivíduos, dos quais, em média, 400 são zangões, machos improdutivos, cuja função é fecundar a rainha. Logo que o mel escasseia, as operárias (fêmeas estéreis) sacrificam os zangões.

 

042. Tomas Morus, estadista inglês (1478-1535), na sua famosa obra Utopia escrita em 1515, previa o trabalho obrigatório numa jornada diária de 6h, a socialização da propriedade, a proscrição do ouro, evitando-se que o estado fosse um opressor do pobre em benefício dos ricos. O autor dessa tese tão revolucionária para a época, canonizado pela Igreja Católica em 1935, foi condenado à morte e executado por haver desaprovado o casamento do rei Henrique VIII (que abjurara o catolicismo) com Ana Bolena. Considerado um precursor do socialismo, Morus tem uma estátua em Moscou.

 

043. Nos regimes de livre empresa, a abundância de empregos existe na razão direta do número de pessoas que não querem ser empregadas. Se todos quiserem ser empregados, não haverá empregos.

 

044. Nem sempre a palavra significa aquilo que a sua pronúncia sugere. Malferido não significa pouco ferido ou ferido levemente. É exatamente o contrário: Malferido é um adjetivo que significa gravemente ferido, mortalmente ferido. O verbo malferir quer dizer ferir mortalmente.

 

045. O hipopótamo, que chega a pesar até toneladas, precisa comer diariamente de 200 a 300 quilos de vegetais.

 

046. Estranho caso de histeria coletiva ocorreu em 1692, no povoado de Salem, hoje cidade de Danvers, no Estado norte-americano de Massachusetts: influenciadas por uma escrava, dezena de crianças entraram em transe, dizendo-se possuídas pelo demônio. Outras pessoas passaram a ter alucinações e os puritanos do lugar exigiram a punição dos bruxos e das bruxas que eram apontados pelas crianças. Resultado:  22 pessoas foram acusadas de bruxaria e enforcadas, passando à história como as feiticeiras de Salem. Ainda hoje se denomina caça às bruxas qualquer perseguição injusta a pessoas e ideias.

 

047. O Santo Sudário, que se supõe tenha sido a mortalha de Cristo, exposto na Catedral de Milão desde 1578, não é propriedade da Igreja Católica, mas um bem particular do ex-rei da Itália Humberto II (1909-1983), que o doou, por herança, ao Papa João Paulo II.

 

Lia Leal

Escritora

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários