Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Incorpore a caminhada em seu estilo de vida

Publicado em 03/10/2020 Editoria: Esporte Comente!


Foto: Daniel Reche  Pexels

Foto: Daniel Reche Pexels

A vida moderna e a rotina do trabalho faz com que a maioria das pessoas mantenha uma estilo  de vida sedentário e isso contribui para o ganho de peso e aumenta o risco de problemas de saúde.

Pensando nisso, tentar implementar uma rotina com mais exercícios – como caminhadas – ajuda a queimar mais calorias e reduzir os riscos.

Caminhar é fácil e simples. Precisa apenas de um tênis confortável e disposição. A caminhada pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer momento e é considerada  de baixo risco e impacto.

Porém, especialistas dizem que exatamente por ser simples, as pessoas não estão valorizando uma atividade física extremamente eficaz, sem mencionar nos benefícios para a mente.

Há muitas razões para considerar a caminhada como uma atividade física perfeita para a saúde.

Caminhar melhora o condicionamento físico, fortalece o músculo do coração, melhora o seu humor, diminui a depressão, cria menos estresse nas articulações , pode prevenir o ganho de peso, melhorar a resistência, a circulação e a postura, além de outros benefícios.

Um estudo apresentado pela nbc news  comparou  o resultado  de pesquisa realizado por 6 anos entre corrida e caminhada.  Os pesquisadores descobriram que a energia usada para caminhada de intensidade moderada e corrida de intensidade vigorosa resultou em reduções semelhantes no risco de pressão alta e colestrerol alto, diabetes, doenças cardíacas.

Em termos de saúde, significa que caminhar em uma intensidade moderada  é o mesmo que correr, desde que você gaste a mesma quantidade de energia.  E isso é uma ótima notícia para as pessoas que não tem afinidade com a corrida.

Os benefícios mentais na caminhada são inúmeros. O estímulo mental é imediato. Um estudo da Universidade de Stanford descobriu que  caminhar aumenta a produção criativa das pessoas em uma média de 60 por cento.

Um outro benefício para a saúde é que o ato de andar melhora o humor. Um estudo descobriu que apenas 12 minutos de caminhada resultaram em um aumento de jovialidade, vigor, atenção e autoconfiança . 

Caminhar junto a natureza também exerce um papel positivo. De acordo com um estudo publicado na revista Psychological Science, interagir com a natureza  faz com que seu cérebro descanse dos estímulos que geram o estresse, na qual ele é submetido diariamente. 

Os sons naturais, o silêncio da natureza  e o aroma desempenham um papel importante para a saúde. Ajudam a desacelerar a sua respiração e reduz a ansiedade. Além disso, faz você manter o foco mais nas experiências positivas e contribuem para que você seja mais otimista perante os acontecimentos da vida. 

Então, se ainda não fez, coloque na sua rotina a caminhada. Comece com apenas 12 minutos. mas dê o primeiro passo para ter uma vida mais saudável e manter o cérebro vigoroso.  Se exercite regularmente. Esse é o tipo de atitude que vai trazer benefícios para a sua saúde a curto, médio e longo prazo.

Márcia Eufrásio

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários