Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Abraji revela que foram intencionais 70 das 113 agressões a jornalistas nas manifestações de 2013

Publicado em 13/12/2013 Editoria: Geral Comente!


foto: Divulgação/Rodrigo Paiva - Estadão

foto: Divulgação/Rodrigo Paiva - Estadão

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo analisou 113 casos de agressão contra jornalistas ocorridos nos protestos de 2013 e concluiu que em 70 deles o ataque foi deliberado. Foram considerados deliberados os ataques realizados a despeito da identificação das vítimas como profissionais da imprensa.

 

As 113 ocorrências foram registradas pela Abraji entre 11 junho e outubro de 2013. A partir de novembro, a Abraji tentou entrar em contato com todas as vítimas para verificar se a agressão havia sido deliberada ou não.

 

Em 21 casos não foi possível localizar a vítima da violação ou ela não respondeu. Um dos repórteres localizados não soube dizer se a agressão havia sido deliberada ou não.

 

Excluindo-se esses 22 casos, o universo analisado reduziu-se a 91 agressões, das quais 70 (ou 77%) foram deliberados. A divulgação dos resultados deste levantamento marca os 6 meses do estopim das grandes manifestações: a repressão violenta da PM de São Paulo à marcha contra o aumento das tarifas de ônibus em 13 de junho.

 

 

 

› FONTE: Comunique-se

Comentários