Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Univali distribuirá bengalas eletrônicas para associações de deficientes

Publicado em 12/12/2013 Editoria: Geral Comente!


Instituição construirá e distribuirá, gratuitamente, exemplares do equipamento por meio da rede nacional de pesquisa em tecnologia assistiva

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), está entre as instituições de ensino selecionadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para compor a Rede Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (NPDTA), trabalhando na elaboração e execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovações voltados para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

A instituição atuará no coordenação do desenvolvimento de um dispositivo conhecido como "Bengala Longa Eletrônica". O equipamento, concebido por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da própria Universidade, funciona como uma bengala tradicional mas possui sensores que, ao detectarem um obstáculo, fazem com que uma resposta tátil seja enviada ao usuário por meio de uma vibração na própria bengala.

Os sensores identificam obstáculos dentro de um raio de 1,5m. Por meio de vibrações e sons eles avisam quando há algum objeto próximo.

A Universidade providenciará a fabricação dos equipamentos e distribuição gratuita para usuários da Associação Catarinense para Integração do Cego (Acic), Associação de Assistência ao Deficiente Visual (Lamara), Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), e do Programa de Atenção aos Discentes, Egressos e Funcionários da própria Univali.

Em troca os usuário participarão da pesquisa avaliando a experiência do usuário com o equipamento. O projeto terá duração de 24 meses e receberá R$ 131 mil, para seu desenvolvimento, por meio de recursos do MCTI.

 

 

 

 

› FONTE: Imprensa Univali

Comentários