Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Aniversário da BPSC terá palestras e rodas de conversa

Publicado em 21/05/2019 Editoria: Cultura Comente!


foto divulgação

foto divulgação

A instituição cultural mais antiga de Santa Catarina, a Biblioteca Pública, completa 165 anos no dia 31 de maio. Para comemorar serão realizadas diversas atividades ao longo da próxima semana, entre as quais, lançamentos de livros, exposição, visitas guiadas, apresentações culturais, oficinas, palestras, rodas de conversa, poesia e contação de histórias, entre outras ações.

Clique aqui e confira a programação completa

Um dos destaques da programação é a palestra da ex-jogadora de voleibol profissional, Rosamaria Montibeller, sobre superação e e perseverança. Rosamaria é natural de Nova Trento (SC) e integrou a seleção brasileira campeã mundial sub-23 em 2015. Pela seleção principal conquistou a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de 2017. A palestra será no dia 27 de maio, segunda-feira, às 14h30.

Na quarta-feira, às 10h, será a vez de falar sobre sustentabilidade no bate-papo sobre o projeto "Reciclar é o nosso papel", com o escritor Roberto B. Vaz. A iniciativa aborda a construção de barquinhos de papel (em tamanho gigante), feitos com caixas de papelão e, com isso, aborda a necessidade urgente de trabalharmos a reciclagem de materiais em todo o planeta.

A inclusão social não ficou de fora da programação e o tema será abordado em uma roda de conversa é a leitura inclusiva. A atividade terá apresentação dos equipamentos de tecnologia assistiva para uso exclusivo de pessoas com deficiência visual, além de contação de histórias.  A roda será no dia 29, quarta, às 15h.

No dia seguinte, quinta, às 10h, acontece a palestra Ildefonso Juvenal da Silva: um biógrafo de Cruz e Sousa, com o escritor do livro homônimo, Fábio Garcia. Ele é bacharel em história formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor do ensino fundamental, médio e EJA / EAD, desenvolve projetos relacionados as políticas públicas para a promoção da igualdade racial, além de proferir palestras e cursos sobre a cultura de matriz africana no Brasil.

Mais tarde, às 17h, ocorre palestra com sessão de autógrafos com a escritora Ana Cláudia Perpétuo de Oliveira, autora da obra "Biblioteca pública e autonomia cidadã".  Ana é professora Auxiliar do Departamento de Ciência da Informação da UFSC. Possui mestrado e doutorado em Ciência da Informação, especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações e graduação em Biblioteconomia pela UFSC.

Na sexta-feira, 31, aniversário da BPSC, a jornada começa com a roda da Conversa sobre a presença da mulher na Literatura Catarinense e sessão de autógrafos. A atividade começará às 10h, com as participantes: Renata Dal-Bó - escritora e jornalista; Lélia Pereira da Silva Nunes - socióloga, escritora, membro da Academia Catarinense de Letras; Maria Tereza Piacentini - escritora, membro da Academia Catarinense de Letras; Sofhia DebiasiMattei - escritora mirim de Tubarão / SC; Maria Odete Olsen - escritora e jornalista. A mediação será feita pela presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Ana Lúcia Coutinho.

Para finalizar, na sexta, a história da Biblioteca Pública será relembrada e comentada a partir das 15h com a presença de pesquisadores e frequentadores do espaço: Maria Teresa Santos Cunha (FAED/Udesc), Gisela Eggert-Steindel (FAED/Udesc), Reinaldo Lohn (FAED/Udesc), Eliana Bahia Jacintho (UFSC), Ana Lúcia Coutinho (presidente da FCC) e César do Canto Machado (escritor e jornalista).

Vale destacar parte das atividades comemorativas do aniversário da BPSC tem vagas limitadas. As inscrições deverão ser feitas pelo 48 3665 6422 ou 48 3665 6423.

 

› FONTE: Ascom FCC

Comentários