Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Boletim de Acidente de Trânsito sem vítima deve ser registrado pela internet

Publicado em 29/04/2019 Editoria: Trânsito Comente!


Divulgação Secom/PMSJ

Divulgação Secom/PMSJ

Ferramenta está disponível para que cidadão josefense registre o BO de forma rápida e segura

A partir de agora os Boletins de Ocorrência de Acidentes de Trânsito (BOAT) sem vítimas ocorridos em São José deverão ser registrados pela internet. A ferramenta já está disponível no site da Prefeitura (www.saojose.sc.gov.br) para o atendimento do cidadão de forma mais rápida e segura. O Boletim de Ocorrência registrado pela internet passa por homologação e tem a mesma validade para efeitos legais.

O comandante da Guarda Municipal de São José, Marcelo Luiz de Souza, explica que o condutor deve fazer o registro do BO pela internet em casos de acidentes que ocorram em via municipal, sem vítimas e que tenham gerado pequenos danos nos veículos. Para o registro on-line o acidente pode ter envolvido, no máximo, cinco veículos, sendo que estes devem ter condições de rodar sem afetar a segurança.

Para fazer o registro, o condutor deve acessar o site da Prefeitura de São José e clicar no ícone BOAT - Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito – para ser direcionando ao site da Polícia Civil. "Além de facilitar o registro do boletim vamos conseguir ampliar o nosso patrulhamento, visto que as viaturas da GMSJ e da Polícia Militar ficarão mais livres para atender outros tipos de ocorrências", explica o comandante da GMSJ.

Principais dúvidas:

Bati meu veículo. Devo fazer a BOAT online?

Sim. Deve fazer a BOAT (Boletim de Acidente de Transito) aquele condutor que, em via municipal, se envolveu em um acidente de trânsito: sem vítimas; que tenham gerado apenas pequenos danos nos veículos; que envolvam no máximo cinco veículos; em que os veículos envolvidos possam rodar sem afetar a segurança.

Em quais casos é obrigatória a presença da GMSJ ou da PMSC no local do acidente?

Em alguns casos de acidentes é obrigatória a presença da GMSJ ou PMSC para fazer o registro do acidente. Veja quais são os casos

Ligar 153 GMSJ - acidentes que tenham provocado danos ao meio ambiente e/ou ao patrimônio público; que estejam entre envolvidos pessoas alcoolizadas ou condutores não habilitados; acidentes com veículos oficiais; acidentes envolvendo cinco ou mais veículos.

Ligar 190 PMSC  - acidentes que resultem em feridos ou mortos

Ligar 191 PRF -  acidentes que resultem em feridos ou mortos que tenham ocorrido nas marginais ou rodovias federais como BR-101 e BR-282, caso sejam só danos materiais o Boletim é feito somente pelo site da Policia Rodoviária Federal.

E a seguradora vai aceitar o boletim feito pela internet?     

Todos os boletins realizados pela internet passam por homologação para posterior liberação aos condutores, portanto os boletins tem a mesma validade para efeitos legais sendo sim aceitos pelas seguradoras.

E como faço o Boletim?

 Usando um smartphone ou computador acesse o site www.saojose.sc.gov.br e clique no ícone BOAT online que você será redirecionado para o site oficial da Policia Civil.

Dicas Importantes

- Em caso de colisão sem vítimas retire o veículo da via, estacionando em local seguro, o descumprimento dessa ação gera multa.

- Fique calmo e converse com o outro envolvido, acidentes acontecem e não adianta discutir. Se possível tire fotos do local do acidente e dos veículos.

- Caso o veículo não esteja andando e em local que atrapalhe o trânsito, solicite um guincho e acione a GMSJ pelo 153.

 

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários