Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Relatório dessa semana de balneabilidade mostra que praias estão próprias e impróprias para o banho

Publicado em 01/02/2019 Editoria: Meio Ambiente Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Balneabilidade - 67,2% dos pontos analisados estão próprios para banho

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga o relatório de balneabilidade referente a coletas realizadas de 28 de janeiro a 1º de fevereiro. Segundo o resultado, 67,2% dos pontos analisados estão próprios para banho no litoral catarinense, o que representa uma leve melhora em relação ao relatório anterior que apontou propriedade em 63,3% dos pontos verificados.

Em Florianópolis, dos 85 locais analisados, 61 estão adequados para banho, o que representa 71,8 %. No restante do litoral, dos 144 pontos de coleta, em 93 recomenda-se o mergulho. Em relação ao relatório anterior, 05 pontos passaram da condição de próprio para impróprio e 14 passaram de impróprio para próprio.

O IMA reforça que as análises são realizadas de acordo com as diretrizes da Resolução 274/2000 CONAMA e que são necessárias cinco amostragens consecutivas para se ter um resultado preciso. Ainda segundo a determinação do CONAMA, um ponto é considerado impróprio quando, no mínimo, duas das últimas cinco análises apresentarem valores superiores a 800 E.coli/100mL de amostra ou o último resultado tenha sido superior a 2000 E.coli/ 100mL.

As amostragens e ensaios são semanalmente efetuados nos municípios de Araranguá. Bal. Arroio do SIlva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

O IMA alerta para que os banhistas evitem entrar no mar por, no mínimo, 24 horas após as chuvas fortes. Além disso, o IMA chama atenção para a situação das placas. Especialmente durante a alta temporada, algumas placas são retiradas, danificadas ou vandalizadas.

Os relatórios sobre balneabilidade são divulgadas todas as sextas-feiras e estão disponíveis para consulta no site balneabilidade.ima.sc.gov.br.

 

› FONTE: Comunicação Fatma

Comentários