Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Saiba como a era digital pode ajudar mulheres que desejam engravidar

Publicado em 01/02/2019 Editoria: Saúde Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Principais sites de maternidade brasileiros oferecem o recurso da calculadora de período fértil

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita-se que 15% da população em idade fértil tenha problemas de fertilidade. Muitos casais em tentativa de mais de um ano por uma gravidez acabam recorrendo a especialistas, exames mais profundos ou até mesmo a tratamentos para engravidar.

Muitas podem ser as causas de infertilidade. Dentre as mulheres, a síndrome dos ovários policísticos (SOP) e a endometriose costumam ser os problemas mais recorrentes. Dentre os homens, um problema comum costuma ser a varicocele, que causa a dilatação dos vasos sanguíneos e como principal sintoma, apresenta infertilidade.

Recurso da internet pode ajudar mulheres que desejam se tornar mães

Depois de identificado o problema que provoca a infertilidade e do tratamento realizado, a mulher entra em uma saga pela identificação do período fértil e do dia mais propício para uma gravidez.

Em um ciclo menstrual de 30 dias, geralmente o período fértil se inicia a partir do 14º dia após a menstruação. Alguns sinais indicam o período fértil, tais como:

Um estudo realizado ano passado pelo portal voltado para mulheres na tentativa de engravidar, Trocando Fraldas, realizado com 12 mil mulheres, mostrou que metade das mulheres desconhece o período fértil, o que quer dizer que 2 em cada 5 mulheres não sabem quando o próprio corpo está apto a engravidar.

Outro dado importante é o de que 45% das mulheres desconhece a duração do ciclo menstrual, o que dificulta no momento de identificar quando o processo da ovulação está acontecendo.

Atualmente há muitos recursos na internet que podem ajudar mulheres que estão na tentativa de ser mães, como é o caso da calculadora de período fértil, alguns dos portais mais importantes quando o assunto é maternidade, oferecem este recurso como é o caso do portal Alo Bebê, BabyCenter, Trocando Fraldas, entre outros.

A calculadora funciona da seguinte maneira: a mulher insere a data da última menstruação e duração do ciclo menstrual que vai de 20 a 45 dias, depois é só clicar em calcular para que a ferramenta mostre exatamente quais os dias de maior fertilidade para que o casal consiga engravidar.

Mas não são apenas as mulheres que desejam ser mães que costumam se utilizar deste recurso, como foi o caso de Bárbara C., 24, que teve relação sexual desprotegida justamente em seu período fértil:

"Confesso que não me preocupei muito no dia seguinte, porque já tinha acontecido outras vezes, mas por acaso no fim do dia eu fiz esse cálculo do período fértil e vi que a data da relação sexual era exatamente no meu dia de maior fertilidade. Tomei a pílula do dia seguinte logo depois."

Casos como o de Bárbara acontecem frequentemente com muitas mulheres, mas vale o alerta de que não é indicado tomar a pílula do dia seguinte com frequência, pela alta taxa hormonal. Se em menos de três meses a mulher tiver recorrido ao recurso dessa pílula mais de uma vez, o ideal é que opte por algum método contraceptivo de uso contínuo.

 

› FONTE: Daiana Barasa - Assessoria de Comunicação

Comentários