Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Artista Catarinense participa do salão anual de Belas Artes de Paris

Publicado em 12/12/2013 Editoria: Cultura Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A obra “Cheiro de Jardim”, de Albertina Prates, estará no salão internacional de 12 a 15 de dezembro

A artista plástica Albertina Prates está entre os brasileiros que terão suas obras expostas no Salão da Sociedade Nacional das Belas Artes de Paris, no Carrousel du Louvre, Museu do Louvre, de 12 a 15 de dezembro. No total, 17 artistas do Brasil tiveram suas obras selecionadas.

O esperado salão anual da Sociedade Nacional das Belas Artes de Paris (SNBA) é um grande salão de artes internacional, com cerca de 1.000 obras de artistas plásticos de todo o mundo escolhidas por exigente curadoria. As obras dos 17 artistas da delegação brasileira, por exemplo, foram selecionados entre 180 inscritas.

Albertina Prates participará com a obra “Cheiro de Jardim”, descrita por Albertina como o retrato do “desejo de sintonizar com o Divino, nota visceral com  sentimentos profundos e pungentes”. A artista usa desenho, colagem e pintura acrílica sobre a tela de 1 X 1,20 metro.

O ano de Albertina Prates, que se encerra com o Salão da SNBA no Museu do Louvre, foi movimentado e de muitas conquistas. Em 2013, recebeu o prêmio de reconhecimento do Museum Night, Belgrado – Sérvia, com a obra “Beemot”. Com a obra “Cheiro de Jardim III”, conquistou o prêmio de reconhecimento na Exposição Internacional de Arte, no Centro Cultural de Araras, São Paulo. Já a obra intitulada “Casulo” lhe rendeu prêmio de reconhecimento em Nádor Galéria - Budapeste. A mesma obra circula em exposição coletiva por Viena, Madri e Berlim. 

Como artista plástica participa do livro “Antologia”, edição comemorativa aos 10 anos da ACALI - Academia Catarinense do Livro. Além disso, junto com mais 17 artistas inaugura a Galeria de Arte Ponto da Arte, em Florianópolis.

Sobre Albertina Prates

Albertina Prates é catarinense, nascida em Criciúma (cidade), no dia 24 de agosto de 1954. Desde pequena, desenhar e pintar são suas grandes paixões. É formada em Artes plásticas pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), onde se especializou em Artes Visuais Contemporâneas. Pós-graduou-se também em Gerontologia pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Expõe seus trabalhos desde o ano de 1974 e já participou de salões de arte contemporânea em Blumenau e Itajaí. Criou grandes painéis em mosaico e em pintura acrílica em importantes espaços públicos em Santa Catarina, além de ter pinturas espalhadas pelo Brasil e Europa em coleções particulares. 

Em 2013, participou de exposições em Museum Night, Belgrado – Sérvia, em Nádor Galéria – Budapeste e no Centro Cultural de Araras, Araras (SP). Sua obra intitulada “Casulo” está em exposição coletiva que circula por Viena, Madri e Berlim.

Nas obras  de Albertina Prates, o nu é o ponto de partida. “A vestimenta indica o tempo e a minha proposta é o atemporal, pois falo do ser humano: homens, mulheres, crianças e sua humanidade. Nesta fase somam-se às composições de atmosfera mágica elementos de flores e animais silvestres  da fauna e flora brasileira”, descreve.

Ao longo de sua carreira foi ilustradora de livros. Criou também o selo emissão especial “Área de proteção Ambiental da Baleia Franca” e ilustrações para cartões telefônicos da Edição Colecionador - Brasil Telecom. Na televisão, foi apresentadora de Variedades do Jornal do Almoço, da RBS TV. No cinema e no teatro, foi atriz, cantora, figurinista e diretora artística. No Carnaval, atuou como figurinista e carnavalesca de escola de samba.

 

 

 

 

› FONTE: Cultura Multimídia

Comentários