Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Pequenos municípios de SC poderão pleitear uma biblioteca pública

Publicado em 11/12/2013 Editoria: Geral Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) vai lançar, na próxima quarta-feira, 11, o edital Mais Cultura de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais, que vai premiar 26 propostas de municípios com até 10 mil habitantes. As inscrições poderão ser feitas de 11 de dezembro de 2013 a 11 de fevereiro de 2014.

Os contemplados receberão R$ 50 mil em acervo e mobiliário, que serão entregues pela FCC, por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina. O kit será composto de, no mínimo, 1 mil exemplares de diversos gêneros literários, estantes, mesas, cadeiras, circulador de ar, pufes, almofadas e quadro de avisos. O projeto é resultado de uma parceria do governo do Estado e Ministério da Cultura.

As propostas deverão levar em consideração os seguintes aspectos: oferecer as condições para o desenvolvimento humano e social; promover atividades de mediação da leitura; disseminar a informação de forma democrática e acessível; incentivar o interesse pelas artes e pelas ciências; estimular a integração da biblioteca com outras linguagens culturais; contribuir para a inclusão digital da população; e privilegiar, registrar e difundir a tradição da herança cultural da comunidade.

Para o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e presidente da FCC, Valdir Walendowsky, a parceria entre Estado e União é fundamental para melhorar a estrutura dos municípios na promoção da leitura, principalmente para o público infantil. “Sabemos que nas pequenas cidades uma biblioteca pública torna-se um referencial de lazer e cultura para toda a família”, acrescenta.

A relação de municípios classificados será divulgada em 10 de março de 2014. Todas as informações estarão disponíveis no site da FCC (http://www.fcc.sc.gov.br) após a publicação do edital do Diário Oficial do Estado (DOE).

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários