Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Atleta chapecoense de 8 anos representa o Brasil em Campeonato de Xadrez na Espanha

Publicado em 25/10/2018 Editoria: Esportes Comente!


Pietro Zottis e o professor Marco Barbosa

Pietro Zottis e o professor Marco Barbosa

Durante o mês de novembro ocorrerá na cidade de Santiago de Compostela, na Espanha, o Santiago World Cadets Chess Championships - Campeonato Mundial de Xadrez pensado. Serão 11 partidas, uma por dia, com duração de até três horas, e algumas atividades paralelas, num total de 15 dias de torneio. O chapecoense Pietro Zottis, aluno do professor Marco Barbosa, será o 10° atleta chapecoense do Clube de Xadrez a participar do Mundial de Xadrez em 34 anos de história do xadrez de Chapecó.

Pietro é o primeiro atleta a participar da categoria Sub-08 e será o representante oficial da Confederação Brasileira de Xadrez, sendo o único brasileiro nessa categoria e disputará com outros 134 atletas de diversos países do mundo.

Por sua evolução e desempenho, o presidente da Federação Catarinense de Xadrez enviou à Confederação Brasileira uma carta de recomendação indicando a participação de Pietro por ser um atleta que vem se destacando no Estado de Santa Catarina. A recomendação foi aceita pela Confederação e Pietro será o representante oficial do Brasil no Mundial de Xadrez em sua categoria.

Começou a jogar xadrez brincando com o pai, nas férias de julho de 2016, quando tinha 6 anos. Em poucos dias já estava jogando bem e, em 5 de agosto, fez um teste e começou a treinar na escolinha de xadrez do município de Chapecó com o professor Marco Barbosa, que faz parte do projeto Atleta do Futuro da Prefeitura Municipal de Chapecó.

Seu primeiro torneio foi em setembro de 2016, em Chapecó, quando ganhou medalha de Atleta Destaque. Em 2017 e 2018 participou de vários torneios e esteve sempre no pódium. Participou também de um pré-mundial em 2017, em Curitiba, e ficou em 6º lugar. No Circuito Oeste de Xadrez de 2017, que envolve várias cidades, num total de 9 etapas, ficou em 6° lugar em sua categoria.

Em março de 2018 ficou em 3º lugar no Torneio Estadual Sub-8. Em maio participou do Brasileiro de Xadrez Infantil em Florianópolis (Fenac) e alcançou o 8º lugar em sua categoria (foi o catarinense mais bem colocado) e no Brasileiro de Blitz (xadrez rápido) ficou em 9º lugar. No Sul-brasileiro escolar, em Foz do Iguaçu, representou o Colégio Logosófico e terminou em 6º lugar. Pietro participa pelo segundo ano do Circuito Regional Oeste.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários