Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

O Contexto Sócio-Histórico do Turismo em Florianópolis

Publicado em 17/09/2020 Editoria: Artigos Comente!


Acervo pessoal do autor. Fortaleza de São José da Ponta Grossa, Praia do Forte, 2018.

Acervo pessoal do autor. Fortaleza de São José da Ponta Grossa, Praia do Forte, 2018.

Em nosso primeiro artigo, iniciaremos compartilhando nossa alegria com a oportunidade gerada pelo Floripanews de solidificarmos este canal de comunicação. Aqui, objetivamos estimular reflexões que façam você repensar o desenrolar histórico-social da cidade. Além de constituir-se como uma apresentação inicial do trabalho que pretendemos construir ao longo de nossa parceria.

Na década de 30, Florianópolis tem no comércio sua principal atividade econômica, sendo a responsável pelo fluxo migratório de pessoas à cidade. Realidade esta, motivada também pela implantação de organizações como a Eletrosul, a UFSC, dentre outras estatais, redimensionando seus contornos urbanos. Já, após a década de 70, intensificaram-se as chegadas de turistas estrangeiros, principalmente os argentinos, dando início assim, ao nosso atual modelo de Turismo.

O fato é que o ciclo de vida do turismo em Florianópolis passou por uma série de transformações ao longo do tempo, desde a demanda espontânea supracitada, até a atual pandemia de COVID-19, que fechou fronteiras e impediu o funcionamento de inúmeras empresas do setor. Todavia, cremos que a atividade se recuperará e trabalharemos neste espaço, com a produção de conteúdo digital, por seu fortalecimento.

Contamos com sua contribuição para que esta parceria se torne longínqua e cada vez mais sólida. Assim, resumidamente, trataremos de variados assuntos relacionados ao Turismo neste espaço, desde a sua gestão pública, opções de lazer, passeios, gastronomia, hospedagem, serviços, entre outros assuntos atrelados à turismologia.

 

Sejam bem vindos!

Daiko Lima

 

O Prof. Me. Daiko Lima e Silva é Turismólogo e tem mais de 20 anos de experiência no setor. Destes, cerca de 15 anos na gestão pública do Turismo, na qual realizou suas pesquisas de graduação, especialização e mestrado.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários