Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Exposição fotográfica eleva autoestima de mulheres que venceram ou estão na luta contra o câncer

Publicado em 24/10/2018 Editoria: Cultura Comente!


Exposição será lançada no dia 05 de novembro, às 19h, no Shopping Itaguaçu e contará com uma semana intensa de atividades

Doze mulheres com histórias diferentes, porém com algo em comum: a luta contra o câncer. Assim como outras mulheres pelo mundo, elas viviam bem até descobrirem a doença e verem seu mundo virar de ponta cabeça. Após receber o diagnóstico,  surgiram as dúvidas e inseguranças e depois de iniciar o tratamento, enfrentaram alguns dos momentos mais difíceis dessa luta, como a quimioterapia, a radioterapia e os diversos medicamentos.

"Quando recebi o diagnóstico deixei de me cuidar completamente. Perdi a vaidade e o único cuidado que tinha comigo mesma era a parte da medicação. Quando comecei a quimioterapia então, nem me olhava no espelho, pois evitava a todo custo qualquer reflexo. Não é apenas a perda de cabelo, você perde os cílios, sobrancelhas, adquire olheiras, pele ressecada e de repente se descobre num corpo estranho, diferente", revela Marjhorie Andrade de Azevedo, 39 anos, que luta contra o câncer de câncer de mama.

Com o intuito de ajudar mulheres como a Marjhorie a redescobrirem sua autoestima e para inspirar muitas outras, surgiu o projeto fotográfico "Empoderamento Feminino: Um novo olhar sobre a vida, que neste ano lança sua segunda edição. Criado por pessoas que tiraram um tempo do seu dia para se dedicar de forma voluntária, o projeto proporcionou a essas doze mulheres, todas participantes dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Bem Viver, uma tarde de beleza acompanhada de sessão fotográfica. Além disso, através do empoderamento feminino, estimulou elas a voltarem a acreditar em si mesmas, mostrando que é possível retomar as rédeas da própria vida,  propondo uma reflexão sobre a capacidade de superação e transformação humana.

"Quando fui convidada para fazer fotos, pensei em recusar,  mas resolvi encarar como um desafio. Mais um. Ganhei um dia de princesa, com direito a maquiagem, cabelos produzidos e um ensaio fotográfico que eu nunca havia feito’’ completa Marjhorie.

 

O resultado das fotos será apresentado às mulheres, assim como para todo o público, no dia 05 de novembro, a partir das 19h, quando o Instituto Bem Viver lançará oficialmente a segunda edição da Exposição "Um novo olhar sobre a vida".  As imagens, feitas pela fotógrafa Cristina Estefano ficarão expostas até o dia 30 de novembro, na loja 10 (corredor da Nobel, em frente à escada rolante), do Shopping Itaguaçu.

 

Quem for visitar a exposição poderá prestigiar também as atividades que são realizadas todos os dias no Instituto e contribuir com a campanha de Natal, que visa arrecadar alimentos que serão destinados aos portadores atendidos. Terça-feira (06) as meninas mostrarão alguns passos de zumba. Quarta-feira (07) é dia de tentar a sorte no jogo de bingo. Na quinta-feira (08) elas farão uma demonstração das atividades físicas realizadas através do MEM (Mulheres Em Movimento) e na sexta-feira (09) é dia de aula de artesanato. O acesso ao espaço será gratuito.

 

Serviço

O quê: "Empoderamento Feminino: Um novo olhar sobre a vida"

Quando: 05 a 30 de novembro de 2018

Lançamento: 05/11, às 19h

Local: Shopping Itaguaçu - Loja 10 (corredor da Nobel, em frente a escada rolante).

 

› FONTE: Cristina Estefano

Comentários