Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Santa Catarina recebe exposições do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas

Publicado em 19/10/2018 Editoria: Cultura Comente!


Daniel Lannes Obra: 17 homens e um segredo, 2017-  Crédito foto: Everton Ballardin/Divulgação

Daniel Lannes Obra: 17 homens e um segredo, 2017- Crédito foto: Everton Ballardin/Divulgação

Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) vai abrigar trabalhos dos artistas e curador na 6ª edição do Prêmio e mostra do artista cearense Sérvulo Esmeraldo, a partir da próxima sexta-feira, 26/10

 

Florianópolis é o ponto final de uma jornada que percorreu as diversas regiões do país para apresentar ao público as obras dos vencedores do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. Uma das mais importantes iniciativas de apoio à arte contemporânea brasileira, nessa edição o projeto premiou o curador Josué Mattos (SC) e cinco artistas: Daniel Lannes (RJ), Fernando Lindote (SC), Jaime Lauriano (SP), Pedro Motta (MG) e Rochelle Costi (SP) – que receberam bolsas de trabalho, acompanhamento de um curador de arte, e participaram de exposições itinerantes. Antes de chegar à capital catarinense, a mostra passou por Brasília, Goiânia, Fortaleza e Rio de Janeiro.

A programação não se restringe aos trabalhos dos artistas premiados. Além dessa mostra, o público que visitar o MASC entre 26 de outubro e 3 de fevereiro de 2019 poderá conhecer as exposições "Verzuimd Braziel – Brasil Desamparado", do curador premiado Josué Mattos (SC), e "A Intenção e o Gesto", com obras do artista cearense Sérvulo Esmeraldo (1929-2017). A primeira reúne trabalhos de dezessete artistas brasileiros que abordam, de maneiras distintas, a situação contemporânea de desamparo do país. Já Sérvulo Esmeraldo é o homenageado do Projeto Arte e Indústria, criado para homenagear artistas que desenvolvem trabalhos cujos processos de criação se relacionem à produção industrial.

Essa é a sexta edição do Prêmio, criado em 2004. Desde então, 30 artistas e três curadores foram premiados. "O Prêmio é uma homenagem da indústria a Marcantonio Vilaça, um dos principais responsáveis pela institucionalização e projeção internacional da arte contemporânea brasileira", destaca Marcus Lontra. "Colecionador e galerista, Marcantonio foi reconhecido como a principal referência do mercado latino-americano de arte nos anos 1990. E é em coerência com essa história que o Prêmio se constitui uma ferramenta de apoio à difusão e à articulação da produção artística brasileira em toda a sua força e variedade expressiva", afirma. 

 

O PRÊMIO - Com curadoria geral de Marcus Lontra, a 6ª edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas (2017-2018) recebeu inscrições de 637 artistas e curadores de todas as regiões do Brasil. Cada um dos cinco artistas vencedores recebe uma bolsa de R$ 50 mil para a produção de seus trabalhos, e o curador uma bolsa no valor de R$ 25 mil. 

 

AÇÃO EDUCATIVA - O Prêmio também se destaca pela ênfase no programa educativo realizado em paralelo às exposições, que contempla visitas mediadas, cursos, ateliês e ações poéticas direcionadas aos diversos públicos que frequentam as mostras, como professores, alunos das redes públicas e particulares, estudantes universitários e famílias. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (48) 3664.2633 ou pelo e-mail [email protected]

 

 

 

Informações

6ª edição Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas

 

Período de visitação: 26 de outubro 2018 a 3 de fevereiro 2019

Horário: terça a domingo, das 10h às 21h

Entrada Gratuita

 

 

Exposições

 

Artistas Premiados

Daniel Lannes, Fernando Lindote, Jaime Lauriano, Pedro Motta e Rochelle Costi

 

Curador Premiado

Josué Mattos

 

Verzuimd Braziel - Brasil Desamparado

Curador premiado: Josué Mattos

 

A Intenção e o Gesto

Projeto Arte e Indústria

Artista homenageado: Sérvulo Esmeraldo

 

 

Museu de Arte de Santa Catarina

Centro Integrado de Cultura

Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600

Agronômica - Florianópolis - SC

 

 

Informações sobre visitas mediadas às exposições e atividades da ação educativa:

[email protected]

(48) 3664.2633

Saiba mais

www.premiomarcantoniovilaca.com.br

 

 

Apoio: Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e Museu de Arte de Santa Catarina (MASC)

Realização: Sistema Indústria

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários