Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Filósofo luso-brasileiro é uma das pessoas mais inteligentes do mundo

Publicado em 16/10/2018 Editoria: Curiosidades Comente!


Créditos - Foto: Divulgação / MF Press Global

Créditos - Foto: Divulgação / MF Press Global

Filósofo Fabiano de Abreu é aprovado como membro da Mensa, um clube de gênios mundiais e tem o QI maior que do Steve Jobs, Bill Gates e Eistein 

O renomado assessor de imprensa, jornalista, pesquisador e filósofo Fabiano de Abreu foi aprovado na Mensa, a maior, mais antiga e mais famosa sociedade de alto QI (Quociente de Inteligência) do mundo. De acordo com a bateria de testes pelo qual o luso-brasileiro foi submetido, ele tem o QI acima de 180, o que o coloca na em categoria acima de superdotado, ou gênio. 

Figurar neste rol super exclusivo de gênios é um feito para poucos. No Brasil, por exemplo, dentre as celebridades, temos o músico Chico Buarque, com QI 140, o apresentador Jô Soares com QI 156 e o músico Roger Moreira, da banda Ultraje a Rigor, com QI 172. O fato do filósofo Fabiano de Abreu marcar acima de 180 pontos no teste de QI o posiciona junto ao topo desta lista, dentre as mais inteligentes pessoas públicas e personalidades brasileiras vivas. 

Se compararmos em nível global, as cantoras Madonna e Shakira tem ambas QI 140, e o multibilionário Bill Gates tem QI 152. Einstein tinha QI 160. Esses números posicionam Fabiano de Abreu em um seleto grupo, também em nível mundial. 

Fundada no Reino Unido em 1946, a Mensa tem apenas 134 mil membros espalhados por 100 países. Isto porque os seus membros correspondem apenas aos chamados 2% da população mundial, com QI acima de 127. Dentre os membros desse clube exclusivo, o grau de instrução não é o que determina a inteligência. Eles podem ser tanto pessoas com múltiplos doutorados ou que nunca tenham terminado a escola secundária. A lista de profissões é diversa. No Brasil, de acordo com o site da Mensa, são cerca de 1,4 mil membros.

Fabiano de Abreu relata como descobriu pertencer a este grupo de inteligências acima da média: 

"Quando eu tinha 17 anos, fiz meu primeiro teste de QI, e o resultado foi 175 pontos. Então, eu estava no Rio de Janeiro recentemente, e então decidi fazer um teste, esse mês, dessa vez com 37 anos, com a psicologa Roselene Espírito Santo Wagner, que não me apresentou números (QI), mas um resultado nomeando-me como "inteligência acima da média". Depois fui procurar em São Paulo  a neuropsicóloga Cristiane Costa Cruz, que é membro da Mensa e especialista em teste de inteligência. Fazendo um teste amplo de diversos tipos de inteligência, como habilidades verbais e de raciocínio. Após esses dois testes, fiz também a prova para a Mensa, associação dos maiores QI&39;s do mundo. Depois, recebi então a aprovação confirmando o alto QI e passei a fazer parte da Mensa internacional". 

Existem diversos métodos para medir o quociente de inteligência. Contudo, o método mais preciso, que é adotado pela Mensa Brasil e Mensa Internacional, é baseado em percentil: "Em consulta com a neuropsicóloga especialista em teste de QI e com membros da associação, a medida correta do QI é percentil. Esses números que são ditos na imprensa e em sites não são aceitos. Para entrar na Mensa tem que ter no mínimo 98% de percentil, que seria o equivalente a 2% da população mundial. No meu caso, 99% equivale a 1% da população. Se nos basearmos em números teremos resultados relativos. Alguns testes, de pontuação máxima de 150, 99% seria algo entre 130 e 150. Já em um teste de pontuação máxima 200, 99% daria de 180 a 200. No último teste que fiz esse mês, se fosse me basear nisso, poderia dizer que tenho 180, 190 ou 200, mas não é correto isso, pois não é mais avaliado assim. Os testes da Mensa tem a aprovação da sua sede na Inglaterra, e a associação é pioneira e a mais relevante do mundo". 

Fabiano afirma que sente-se feliz em poder representar o Brasil positivamente no exterior: "Para mim nunca importou o grau de QI, realmente nunca me preocupei com isso. O que acho legal disso tudo é poder levar o nome do Brasil para o exterior, de forma positiva. Eles precisam saber que aqui também há super cérebros, não só por lá."

Fabiano relata que era rebelde na infância e chegou a ser expulso da escola por ser baderneiro.

"Até o ensino médio não era o chamado aluno modelo. Tinha problemas de disciplina. Mas veio a maturidade e me tornei um jornalista, escritor e um profissional respeitado no Brasil e no exterior. Sou um filósofo que não se formou em filosofia. Por ser aprovado na Mensa, tenho condição de pleitear uma bolsa em Harvard e outras universidades igualmente prestigiosas ao redor do mundo. Como vivo em Portugal, pretendo fazer faculdade no Porto ou Coimbra.",

Para David Wechsler, famoso psicólogo que desenvolveu escalas de inteligência bem conhecidas, como a Wechsler Adult Intelligence Scale e a Wechsler Intelligence Scale for Children, o termo "gênio" poderia ser aplicado a quem obtivesse escore acima de 127, numa padronização com média = 100 e desvio-padrão = 15. Mais tarde, passou a classificar como "gênio" quem obtivesse escore acima de 150. Pela classificação mais recente do Stanford-Binet V (2003), o termo gênio é aplicado a quem obtém escore acima de 160

Confira as bases de QI mundial:

QI acima de 127: Superdotação 

121 - 127: Inteligência superior 

111 - 120: Inteligência acima da média 

91 - 110: Inteligência média 

81 - 90: Embotamento ligeiro 

66 - 80: Limítrofe 

51 - 65: Debilidade ligeira 

36 - 50: Debilidade moderada 

20 - 35: Debilidade severa 

QI abaixo de 20: Debilidade profunda 

Abaixo de 20: profundo retardo mental

Outro teste de Q.I. comumente utilizado em crianças é a Escala de Bailey de desenvolvimento infantil.

 

Conheça 15 dos maiores QI do mundo 

  1. Steve Jobs, criador da Apple tem 140 de QI
  2. Bill Gates criou a Microsoft tem 151 de QI
  3. Quentin Tarantino o diretor de cinema teria 160 de QI
  4. Albert Einstein, o mais pop dos gênios, tinha QI 160 a 190 (previsão)
  5. O apresentador Jô Soares aparece na lista com 156 pontos
  6. A cantora Madonna tem 140 pontos
  7. A atriz Nicole Kidman tem 132 pontos
  8. Rowan Atkinson, o comediante tem 178 pontos
     
  9. O escritor Rick Rosner tem 192 pontos 
  10. O escritor, filósofo e jornalista Fabiano de Abreu tem 180 pontos (previsão)
  11. Stephen Hawking, o famoso cientista tem o QI de 160
     
  12. O pintor Leonardo da Vinci – QI de 180-190 (previsão)
     
  13. Kim Ung-Yonq que trabalhou na NASA desde criança tem o QI de 210
     
  14. Judit Polgar, grã mestre em xadrez tem QI de 170
     
  15. Americana, 44 anos, Marilyn Von Savant conseguiu uma façanha: figurar no livro Guinness de recordes com o mais alto quociente de inteligência (QI) já medido: 228 pontos. 
     

Sobre Fabiano de Abreu 

 

Fabiano de Abreu é um filósofo, pesquisador, poeta, escritor, jornalista e assessor de imprensa conhecido no Brasil, Portugal e em Angola. Escreveu o livro "Viver Pode Não Ser Tão Ruim" que encontra-se na Universidade de Coimbra em Portugal, na Gregório Semedo em Luanda, Angola e nas bibliotecas de Castelo de Paiva em Aveiro e São Lázaro em Lisboa, ambos em Portugal. Também na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. A versão em espanhol de &39;Vivir Puede No Ser Tan Malo&39; pode ser encontrada online. Como jornalista possui mais de 15 colunas entre diversos jornais, revistas e sites. Dono da empresa MF Press Global - assessoria de imprensa e mídia social, Fabiano criou mais de 500 personagens para imprensa brasileira obtendo assim o atual recorde do jornalista que mais criou personagens na história, recebendo o prémio Melhores do Ano de 2017 por este feito. Além do prémio de jornalista revelação em 2015, melhor assessor de imprensa em 2016 e o prémio Brazil Films de cinema  em 2016. 

 

 

› FONTE: Vanessa Scarcella

Comentários