Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Udesc oferece teste gratuito de HIV e outras doenças em Florianópolis até esta quinta

Publicado em 16/10/2018 Editoria: Saúde Comente!


Iniciativa visa conscientizar jovens sobre importância dos cuidados com a saúde - Foto: Secom

Iniciativa visa conscientizar jovens sobre importância dos cuidados com a saúde - Foto: Secom

Até esta quinta-feira, 18, o Grupo de Apoio à Prevenção da Aids (Gapa) de Santa Catarina realizará testes rápidos e gratuitos para detecção de quatro doenças – HIV, Sifilis e Hepatites B e C –  em uma ação aberta à comunidade na sede do Campus I da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

O local para realização dos testes foi montado no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em um espaço próximo à cantina da unidade. O procedimento pode ser realizado nesta terça e quarta-feira, das 9h às 17h, e na quinta, entre 9h e 13h. O resultado é obtido em aproximadamente 20 minutos, com total sigilo.

Organizada pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) e pela Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH) da Udesc, a iniciativa faz parte do projeto Stop Hiv 2020, do Gapa, e visa conscientizar jovens sobre a importância dos cuidados com a saúde. 

Faed e Ceart

Outras duas unidades da Udesc no Bairro Itacorubi receberão a ação nas próximas semanas: de 30 de outubro a 1º de novembro, a iniciativa ocorrerá no Centro de Ciências Humanas e Educação (Faed); e, entre 13 e 16 de novembro, no Centro de Artes (Ceart).

Além dos testes, a ação conta com profissionais preparados para facilitar a correta interpretação do resultado e eventuais aconselhamentos. A organização do Gapa também doou suportes para distribuição gratuita de preservativos, que serão fixados nos banheiros do Campus I da Udesc.

Segundo a coordenadora da ação, enfermeira Valdirene Ávila, os preservativos serão fornecidos pela Secretaria da Saúde. "A ideia é que os preservativos ajudem a conscientizar estudantes e servidores sobre a importância da prevenção", diz.

Serviço

O QUÊ: Teste rápido e gratuito de HIV, Sifilis e Hepatite B e C.
ONDE: Aquário da Udesc Esag (ao lado da cantina), Avenida Madre Benvenuta, 2037, Bairro Itacorubi, Florianópolis. 
QUANDO: Terça, 16, e quarta-feira, 17, das 9h às 17h; e quinta, 18, entre 9h e 13h.
QUANTO: Gratuito.

 

 

› FONTE: Secretaria de Comunicação da Udesc

Comentários