Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Outubro Rosa em São José terá "Dia D" e projeto "Quem ama, apoia"

Publicado em 15/10/2018 Editoria: São José Comente!


A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove durante o mês de outubro a programação do Outubro Rosa para conscientizar a população feminina sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Este ano, além do dia 27, que foi definido como o "DIA D" e será direcionado à realização de atividades voltadas à saúde integral da mulher, o foco também será a saúde da mulher idosa, por meio do projeto "Quem ama, apoia!".

O secretário adjunto de Saúde, Udo Hawerroth, explica que a campanha Outubro Rosa é realizada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e de colo de útero e promover a conscientização sobre a doença. Neste contexto, as fachadas do prédio da Prefeitura de São José, das policlínicas e do Pronto Atendimento 24 Horas, da Forquilhinha, foram iluminadas de rosa para chamar a atenção para a mobilização.

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher de São José, Joyce Menezes, relata que, com exceção dos tumores de pele, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Estudos mostram que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56 desenvolvem a doença, que é a segunda que mais acomete mulheres em todo o mundo. "Diante desta realidade, a melhor medida continua sendo a prevenção. É isso que impulsiona o Outubro Rosa, um mês dedicado à disseminação de informações sobre os direitos e a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher", assinala a coordenadora.

Durante o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município intensificarão as ações voltadas à Saúde da Mulher, como coletas de exame preventivo, solicitação de mamografias (conforme critérios de indicação), consultas médicas, consultas odontológicas, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, rodas de conversa sobre prevenção do câncer do colo do útero, câncer de mama, alimentação saudável, práticas integrativas e "dia da beleza".

No "Dia D", em 27 de outubro, 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecerão todos esses serviços das 8h às 17h, com exceção da UBS São Luiz que funcionará até 12h e a unidade do Ceniro Martins, que realizará a mobilização no dia 20 de outubro.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São José

Comentários