Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Confiança do empresário do comércio catarinense segue positiva

Publicado em 11/12/2013 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) catarinense se manteve constante na comparação com o mês de outubro, acomodando-se casa dos 125 pontos. O índice segue expressando otimismo dos empresários, principalmente em relação às expectativas de que a economia cresça no médio prazo e com o compromisso do governo de segurar a inflação.

A pesquisa aponta ainda que a percepção das condições atuais do empresário do comércio (ICAEC) apresentou queda, tanto em comparação com outubro de 2013, como na comparação com novembro de 2012. Na comparação com a pesquisa realizada em novembro de 2012, a variação foi de expressivos -15,9%. Na mensal, variação de -1,7%.

Dentre os subíndices que compõem o ICAEC, o de condições atuais da economia (CAE) apresentou a variação negativa mais relevante na variação anual. A queda foi de 35,8%, passando de 93,6 pontos em novembro de 2012 para 68,9 pontos em novembro de 2013.

Para a Federação do Comércio de Bens e Serviços de Santa Catarina (Fecomércio SC), na comparação mensal a situação é melhor. Houve uma variação positiva de 5,7%, explicada pela redução da inflação e a acomodação da taxa de desemprego num baixo patamar. Já na comparação anual, a situação é de maior pessimismo, associada a pressões inflacionárias, à forte depreciação do Real, à desaceleração do ritmo de vendas e à elevação dos juros.

Confira mais dados dos outros subíndices na pesquisa aqui.

Índice de expectativa sobe e investimento cai

O índice de expectativa do empresário do comércio (IEEC), que vem segurando o ICEC em uma situação de otimismo, por sua vez, subiu 1,3% na comparação mensal. Dos 162,5 pontos em outubro de 2013, o índice foi para 164,5 pontos – o que indica que a confiança do empresário do comércio nas possibilidades de vendas futuras permanece muito positiva.

Com queda de 0,4%, o índice de investimento do empresário do comércio (IIEC) passou de 124,5 pontos em outubro de 2013 para 124,10 pontos em novembro deste ano. Este resultado indica que os empresários catarinenses, em função de sua expectativa de recuperação da economia, mantêm uma percepção positiva em relação aos investimentos no setor, mesmo com a pequena queda registrada neste mês.

Visão otimista para o Natal e próximo ano

Para os empresários do comércio catarinense, ainda que sintam um momento atual ruim da economia e das vendas, a economia tende a recuperar-se, trazendo uma visão otimista para o Natal e o próximo ano.

A queda da inflação acompanhada da desvalorização do real, além da redução atual das vendas associada a uma perspectiva de recuperação durante o Natal e 2014 contribuíram para manter o ICEC constante.

No geral, o que os empresários do comércio esperam é que, passado o momento atual de incerteza econômica, a economia brasileira volte a apresentar crescimento, com consequente aumento da renda e do consumo.

 

 

 

› FONTE: FIESC

Comentários