Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fiscalização em Jurerê identifica novas irregularidades no uso da rede de esgoto

Publicado em 05/10/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Fotos anexa Divulgação /CASAN

Fotos anexa Divulgação /CASAN

Hotéis, restaurantes, pousada e prédio foram notificados

 

Duas equipes técnicas da CASAN prosseguem nesta sexta-feira (5) a operação de fiscalização na rede de esgotos de Jurerê Tradicional, notificando outros imóveis que apresentaram inadequações. Ao todo, entre quinta e a manhã de hoje (sexta) sete imóveis foram identificados com problemas considerados mais graves: dois hotéis, dois restaurantes, uma pousada, um prédio de quatro andares e duas coberturas (18 apartamentos) e uma residência de dois andares. Os sete proprietários foram notificados e receberam um prazo de 15 dias para regularizar suas instalações, sob pena de autuação.

Na Rua Jornalista Haroldo Calado, localizada na parte mais baixa do sistema de esgotamento da região, estão os maiores problemas, tendo sido notificados nesta via dois hotéis e uma pousada. Na pousada os técnicos constataram que a caixa de gordura estava sem sifão e com grande quantidade de material incrustado, evidenciando a falta de limpeza.

Num dos hotéis o esgoto não está sendo direcionado para a rede de esgotos e o outro não tinha sequer caixa de gordura, equipamento fundamental para evitar que o óleo e a gordura cheguem à rede de coleta de esgotos e provoque seu entupimento. Na Rodovia Maurício Sirotsky Sobrinho um imóvel residencial de dois andares também foi notificado por estar sem caixa de gordura nas pias da churrasqueira e da cozinha.

"Especialmente em locais de grande movimentação de pessoas e com restaurante, a inexistência da caixa de gordura gera estragos grandes na rede pública de esgotos e prejudica todos os moradores das proximidades", alerta o engenheiro da CASAN Gabriel Pessina, que acompanha as fiscalizações.

 Com auxílio de um caminhão para sugar detritos, os técnicos removeram na quinta e sexta-feira uma grande quantidade de gordura das tubulações. "Encontramos muito óleo na rede de esgoto do bairro, o que é um problema sério para os próprios moradores, pois quando esfria essa gordura vai endurecendo, vira uma pedra e bloqueia toda a rede", explica Pessina. "A população só percebe os estragos quando extravasa".

 

Dicas para o uso adequado da rede de esgotos:


CAIXA DE GORDURA

 

- É obrigatória a presença de caixa de gordura tanto em imóveis residenciais como comerciais.

 

- Não despeje óleo de fritura na pia, pois a gordura fica sólida quando esfria, causando obstrução da rede de coleta.

 

- Recolha o resto de óleo de cozinha em recipientes descartáveis e entregue em pontos de coleta para reciclagem.


- Em residências, verifique periodicamente a caixa de gordura, e se houver muito material incrustado, providencie a limpeza. Em geral, a retirada da parte sólida deve ser realizada a cada seis meses e de forma manual (com auxílio de pequenas pás ou colher), mas esse período pode variar de acordo com os hábitos alimentares da família. O resíduo sólido deve ser descartado no lixo comum, em sacos plásticos.

 

- Em prédios, bares e restaurantes a limpeza da caixa de gordura precisa ser feita com muito mais frequência, e pode ocorrer mensalmente, semanalmente ou até diariamente, variando em função do número de moradores (no caso de edifícios) e da quantidade e do tipo de alimento que o estabelecimento produz (em caso de lanchonetes e restaurantes).

 

LIGAÇÕES INADEQUADAS

- Nunca ligue calhas e ralos que recebem água da chuva na rede de esgotos. Nem a rede de coleta, nem a estação de tratamento, são dimensionadas para receber essa água. Esse tipo de ligação sobrecarrega o sistema, pode causar rompimentos e retorno do esgoto para as ruas ou até mesmo para dentro dos imóveis. A água da chuva também sobrecarrega e compromete o funcionamento das estações de tratamento, que são dimensionadas para receber exclusivamente esgoto.

- Direcione a água do tanque e da lavanderia para o sistema de esgoto, jamais para áreas a céu aberto.

 

EM CASO DE CHUVA

- Não retire a tampa dos Poços de Visita (PVs, tampas de cobre visíveis na via) para escoar a água da chuva. Além de ser um ato de vandalismo, prejudica o serviço público de coleta e tratamento de esgoto e também pode causar acidentes.

 

OUTROS CUIDADOS

- Nunca despeje líquidos inflamáveis como querosene, gasolina e solventes na rede de esgotos, pois isso pode causar explosões.

- Não descarte lixo no vaso sanitário, nem mesmo papel higiênico. Nos países em que se permite o descarte no vaso, os papeis são projetados para se desmancharem na água. No Brasil a maioria das marcas não se desmancha facilmente e por esse motivo as tubulações podem entupir. Absorventes, cigarros e papéis, entre outros materiais, também causam o entupimento das redes de esgoto e ainda comprometem o bom funcionamento das estações de tratamento.

- Mantenha os ralos de chuveiro, pia e tanque sempre limpos, assim material sólido não será levado para o sistema de esgoto.

 

 

› FONTE: Matheus Garcia De Jesus

Comentários