Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Escola Profissional expõe produção de alunos em hall da Prefeitura

Publicado em 03/10/2018 Editoria: São José Comente!


Os produtos exibidos estarão à venda e a mostra segue até esta sexta-feira (5)

Com o objetivo de apresentar o trabalho artesanal das Escolas Profissionais para o público, a Secretaria Municipal de Educação organizou uma mostra no hall de entrada da Prefeitura de São José. Nesta semana, o destaque é a produção da Escola Profissional Bela Vista que ficará em exibição até esta sexta-feira (5). Todo o material confeccionado também está à venda para o público.

As Escolas Profissionais de São José destacam-se por incentivar a delicadeza da produção artesanal de alunos e professores da rede municipal de ensino. As atividades, que são trabalhadas durante os cursos, seguem as tendências do artesanato voltadas ao empreendedorismo, buscando atender quem deseja ter uma profissão e precisa de auxílio para uma formação qualificada.

São nove cursos que a unidade do bairro Bela Vista oferece nos períodos matutino, vespertino e noturno, para cerca de 450 alunos. Dentre eles, alguns estão expostos na mostra, como Artes Aplicadas, o Corte e Costura, o Tricô e Crochê, a Pintura em Tecido e o Bordado a Mão.

A diretora da unidade, Márcia Albino, está sempre atenta às novidades que surgem, principalmente em termos de técnicas, mas entende que também é importante não perder a essência. "O artesanato precisa sobreviver para que sua forma de expressão cultural, que é popular, se mantenha e não deixe que a essência desse ramo artístico seja esquecida", destaca.

Carina Kraus, professora de Corte e Costura, explica algumas pessoas podem pensar que o artesanato apresenta poucas novidades, mas que seus alunos estão sempre buscando inovar. "Para a nossa escola, o artesanato está em constante crescimento e transformação. Nossos alunos procuram a todo instante inovar, sempre buscando um diferencial com um estilo mais contemporâneo", revela a professora.

A coordenadora das oito Escolas Profissionais do Município, Tânia Regina Janesch Wolf, afirma que, ao conhecer o trabalho desenvolvido nas unidades, jovens e adultos se dão conta que as aulas são um momento de lazer aliado ao profissionalismo. "É o que acontece com muitos alunos, que procuram nossas instituições para aprenderem um ofício e, com ele, promover qualidade de vida para a sua família, conquistando algo que até então era apenas um sonho", assinala Tânia.

 

 

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários