Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Campanha Setembro Verde realiza Mutirão de Colonoscopia

Publicado em 28/09/2018 Editoria: Saúde Comente!


A ação irá atender os pacientes que esperam na fila do SUS pelo exame de prevenção do câncer de intestino, um dos que mais mata no Brasil

Para encerrar o Setembro Verde 2018 em Santa Catarina, a campanha de prevenção do câncer de intestino, o Mutirão de Colonoscopia ocorrerá no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no dia 29 de setembro. Cerca de 20 médicos voluntários realizarão os exames em pacientes que estão na fila do SUS. As pessoas que aguardam foram indicadas pela Secretaria de Saúde por análise de idade, sintomas e urgência.

A colonoscopia é o exame que investiga alterações no intestino, identificando tumores, pólipos e outras doenças. É recomendada para homens e mulheres acima de 50 anos sem nenhum sintoma e antes desta idade para pessoas com história familiar de câncer de intestino, pólipos ou outras doenças. O câncer de intestino é o segundo mais frequente entre as mulheres e o terceiro entre os homens.

 

No Mutirão de Colonoscopia em 2017, foram realizados 52 exames em homens e mulheres, sendo que 31 destes fizeram a colonoscopia pela primeira vez. Duas pessoas foram diagnosticadas com câncer e 49 pólipos foram detectados e retirados durante o exame. O câncer de intestino pode ser evitado em 90% dos casos, quando é descoberto precocemente.

O Setembro Verde promove ações por várias cidades do Estado. Entre elas, pontos turísticos e históricos de Santa Catarina estão iluminados com a luz verde, lembrando aos catarinenses a importância da prevenção do câncer de intestino.

 

Outra ação realizada pela campanha foi a exposição do Intestino Gigante no Floripa Shopping, realizada entre os dias 14 e 16 de setembro. A réplica inflável, de 13 metros de comprimento, vinda de São Paulo especialmente para a campanha, permitiu a população observar o interior de um intestino.

 

A prevenção é sempre o melhor remédio.

A Campanha Setembro Verde é realizada pela Sociedade Catarinense de Coloproctologia (SCCP), Capítulo Catarinense da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED/SC) e da Sociedade Catarinense de Gastroenterologia (SCG), contando com o apoio de clínicas de Oncologia, Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva, Medicina Nuclear, empresas de materiais de endoscopia, Hospital Universitário (HU) da UFSC, além de profissionais e estudantes da área da saúde.

Mais informações:

www.campanhasetembroverde.com.br

www.sbcp.org.br

 

 

› FONTE: Beatriz Monn

Comentários