Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Corpo de Bombeiros de Santa Catarina comera 92 anos

Publicado em 25/09/2018 Editoria: Curiosidades Comente!


Hygor Almeida da Silva- Estagiário de Publicidade e Propaganda

Hygor Almeida da Silva- Estagiário de Publicidade e Propaganda

Em 26 de Setembro, Santa Catarina comemora 92 anos da implantação do serviço do Corpo de Bombeiros Militar. As atividades de socorro e combate a incêndios foram iniciadas efetivamente no ano de 1926, com a inauguração da Seção de Bombeiros da Força Pública, sediada no Centro da Capital, na Rua Tenente Silveira. Naquela ocasião, a unidade dispunha de duas bombas a vapor e duas bombas de água manuais que abasteciam as mangueiras, além de escadas para acessar os andares superiores de edificações acometidas por incêndios.

 Em junho de 2003, o Corpo de Bombeiros Militar ganhou autonomia administrativa e financeira, ampliando a cobertura e os serviços de atendimento no estado. Atualmente, são 135 municípios com o serviço do Bombeiro Militar, que tem um efetivo de cerca de 2.600 profissionais, entre praças e oficiais. Muitas atividades são realizadas em parceria estreita com a população por meio da formação de pessoas da comunidade no programa Bombeiro Comunitário, para atuação voluntária em parceria com os militares, nas mais diversas situações.

 O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM João Valério Borges, explica que em todo estado mais de 15 mil pessoas já foram formadas nos cursos e programas oferecidos gratuitamente à comunidade. "O mais importante nem sempre é a atuação destas pessoas dentro dos quarteis, mas a mudança de comportamento, passando a adotar posturas mais seguras nas famílias e nas comunidades onde residem. Com isso, o Corpo de Bombeiros Militar ganha parceiros na prevenção de acidentes e incêndios".

 

› FONTE: Krislei Oechsler- Jornalista

Comentários