Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Violência entre torcidas já matou 234 pessoas no Brasil, sendo 30 este ano

Publicado em 10/12/2013 Editoria: Geral Comente!


foto: Divulgação/globo esporte

foto: Divulgação/globo esporte

A violência ligada ao futebol já acontece desde os primeiros dias deste ano, sendo “escondida” pelo fato de a imensa maioria das vítimas ter acontecido fora do eixo Rio-São Paulo, ou seja, de menor acompanhamento pela mídia nacional.

Já foram contabilizadas 30 mortes ligadas ao futebol, sendo que os estados Norte e Nordeste são os que mais sofreraram com essa intolerância entre os torcedores, principalmente, daqueles que pertencem às facções uniformizadas.

O destaque negativo, sem dúvida, fica por conta do Rio Grande do Norte, que contabiliza nove (!) mortes desde o dia 1 de janeiro. As últimas no RN foram registradas no último dia 15, com dois jovens, de 17 e 18 anos, após um jogo do ABC.

O Nordeste também teve seus “representantes” com os estados da Paraíba, Alagoas e Ceará, tradicionais palcos de barbárie de facções organizadas. É o segundo estado com mais vítimas neste ano. 

A última morte aconteceu no último dia 28, após o título do Flamengo na Copa do Brasil, diante do Atlético-PR. Luana Gonçalves Cordeiro, de 14 anos, morreu após levar um tiro na cabeça em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A jovem foi atingida por um vizinho que, revoltado com a perda do título, atirou. O autor está preso.

Vale lembrar ainda que esse número de mortes poderia ser maior, já que houve inúmeros casos de intolerância. Polícia Militar e uma dose de sorte evitaram o aumento.

Já são 234 vítimas desde abril de 1988.

No dia 3 de abril de 2012, o LANCE!Net trouxe um levantamento exclusivo que dava conta de 155 mortes ligadas ao futebol desde abril de 1988, quando se tem registro da primeira vítima ligada ao futebol – Cléo, presidente da Mancha Verde, em São Paulo. Neste momento, porém, o número é bem superior. Já são 234 mortes ligadas ao futebol no país.

 

 

 

› FONTE: Vejamos

Comentários