Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Santa Catarina mantém liderança e conquista 2° colocação no ranking geral de Competitividade dos Estados

Publicado em 17/09/2018 Editoria: Geral Comente!


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Santa Catarina conquista pelo segundo ano consecutivo a liderança, ficando atrás apenas de São Paulo, no Ranking de Competitividade dos Estados 2018 e ganha o prêmio de Destaque Internacional no prêmio de Excelência em Competitividade dos Estados. O secretário de Estado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Adenilso Biasus, que representou o governador, Eduardo Pinho Moreira no evento, recebeu a premiação anunciada na última sexta-feira (14), em São Paulo.

“Santa Catarina é destaque como o mais eficiente entre os estados brasileiros. Temos uma atividade econômica diversificada, que amplia a base industrial e de serviços na composição do PIB, gerando impacto positivo na arrecadação de impostos. Também Santa Catarina está entre os Estados com a menor taxa de mortalidade infantil, com IDH acima da média nacional e mantém a liderança em desenvolvimento econômico e social, indicadores que levaram nosso Estado a ganhar nota máxima no pilar de Sustentabilidade Social e garantir a manutenção da 2ª colocação no Ranking Geral de Competitividade entre os Estados”, destacou Biasus, durante a cerimônia.

A 7ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit, faz uma análise de 10 pilares: sustentabilidade ambiental, capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação, potencial de mercado, solidez fiscal, segurança pública e sustentabilidade social. Ao todo, 11 estados tiveram queda de desempenho em comparação com o ranking do ano passado, muitos impactados pela crise econômica no país.

Já Santa Catarina manteve excelentes posições e índices no ranking geral. Em números absolutos, em uma escala que vai de 0 a 100, a nota de SC este ano foi de 76,6, sendo a média nacional 49,4. Entre os pilares apresentados que constroem a classificação dos estados no ranking geral, Santa Catarina foi primeiro lugar em Sustentabilidade Social, com nota 100, em segundo lugar em Segurança Pública, com 97,8 e, em terceiro lugar, Inovação, com nota 65,5.

O ranking é uma ferramenta de avaliação da administração pública servindo de incentivo aos líderes políticos. Durante a cerimônia de apresentação do ranking foram apresentadas também boas práticas inovadoras de gestão pública dos estados e níveis de entrega de serviços públicos.

 

Abaixo, confira a posição do Estado em cada um dos pilares:

Pilar

Posição

Índice Geral

Média Brasil

Sustentabilidade Social

100,0

48,9

Segurança pública

97,8

52,3

Inovação

65,5

28,0

Educação

86,0

49,3

Infraestrutura

61,3

44,2

Capital Humano

53,8

34,4

Potencial de mercado

51,8

38,1

Sustentabilidade Ambiental

65,2

51,6

Eficiência da Máquina Pública

77,7

64,1

Solidez Fiscal

80,9

71,2

 

Prêmio de Excelência em Competitividade na categoria Destaque Internacional

Pelo segundo ano consecutivo Santa Catarina conquista o Prêmio Excelência em Competitividade na categoria Destaque Internacional, reconhecendo como o Estado com maior número de indicadores acima do país médio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“Santa Catarina obteve o 1° lugar na categoria de Destaque Internacional de Excelência em Competividade, destacando-se, por exemplo, em transparência na gestão pública, superando, nesse quesito, países como a Alemanha. Isso demonstra que estamos no caminho certo para garantir qualidade de vida para todos os Catarinenses”, comemorou o secretário de Estado, Adenilso Biasus, que representou o governador durante o evento.

O item transparência foi o diferencial para a escolha de Santa Catarina que ficou acima de países como a Alemanha.

A premiação ocorreu durante a cerimônia de lançamento da 7° edição do Ranking de Competitividade dos  Geral dos Estados, em São Paulo.

Também ocorreram premiações nas categorias Destaque Crescimento e Destaque Boas Práticas.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários