Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Conselho Deliberativo recebe presidente e diretor geral do TRE/SC

Publicado em 17/09/2018 Editoria: Geral Comente!


Foto: Divulgação CDL

Foto: Divulgação CDL

No atual cenário em que os brasileiros andam desacreditados da política e dos desencadeamentos da economia do país, falar da importância de exercer o direito de cidadão é imprescindível para votar com consciência no próximo dia 7 de outubro. Para tratar da transparência para a próxima eleição, o Desembargador e Presidente do TRE/SC (Tribunal Regional Eleitoral) Ricardo Roesler, o Diretor-Geral Sérgio Manoel Martins e o Servidor Público Carlos Rogério Camargo foram convidados para a reunião do Conselho Deliberativo da CDL de Florianópolis.

De acordo com o Desembargador Ricardo Roesler, este ano será a maior eleição da história, visto que o Brasil tem 147 milhões de eleitores – sendo que 78 milhões estão cadastrados pela tecnologia biométrica. O Estado de Santa Catarina é uma exceção, que tem 63,88% dos eleitores biometrizados para as Eleições de 2018.

Os dados apresentados pelo Desembargador mostram que a maior representatividade do brasileiro nestas eleições está na faixa-etária dos 35 a 44 anos de idade. O público feminino se destaca com 52,5% seguido do masculino com 47,5%. Com relação ao grau de instrução dos votantes, 25,84% possuem ensino fundamental incompleto, seguido de 22,86% com ensino médio completo.

Outro ponto abordado foi com relação às campanhas institucionais que o tribunal tem compartilhado na mídia para estimular e incentivar os eleitores a conhecerem os candidatos, votarem de forma consciente e reforçarem a fiscalização do financiamento público da campanha. “O eleitor tem uma chance em cada quatro anos de votar pela renovação e pela democracia”, ressaltou o Roesler.

Para abordar a transparência com o voto em urnas eletrônicas, o Desembargador foi categórico em defender que, para tornar o sistema eletrônico seguro e inviolável, diversos mecanismos são utilizados para conter qualquer tipo de fraude.

Segundo Roesler, a urna eletrônica é submetida a uma série de etapas que contemplam auditoria no código-fonte e auditoria no pré e no pós eleição, lacração dos sistemas, assinatura digital, tabela de correspondência, lacre físico, registro digital do voto,  identificação biométrica, oficialização do sistema, entre outros. “É importante explicar que a urna não possui conexão com a internet, o que anula qualquer tipo de ataque ou invasão ao sistema eletrônico, tornando a votação segura e confiável”, completou.

Para as Eleições de 2018, no Brasil serão 27.492 candidatos para concorrerem aos cargos de: Presidente e Vice-presidente da República, Governador e Vice-governador de Estado, Senador, Deputado Federal e Estadual. Em Santa Catarina, são 763 postulantes aos cargos que concorrem às eleições gerais. A votação será realizada simultaneamente em todo o país no dia 7 de outubro, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno.

 

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da CDL

Comentários