Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Jasc 2018 têm recorde no número de cidades participantes

Publicado em 25/08/2018 Editoria: Esporte Comente!


A 58ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que serão disputados em Caçador. No Meio-Oeste, entre 7 e 16 de setembro, terá o maior número de cidades inscritas em toda a história da competição. Ao todo, 121 municípios vão participar do evento, cujo congresso técnico foi realizado na quinta-feira (23), na Câmara de Vereadores de Caçador.

Conforme a presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Natália Lúcia Petry, serão aproximadamente 4,5 mil atletas nas 23 modalidades que serão disputadas em Caçador. Entre esportistas, dirigentes, membros de comissão técnica e árbitros, os Jasc de 2018 devem reunir até 8 mil pessoas durante 10 dias de disputas.

"Caçador fará um grande evento. Visitei os locais de competição e percebi a motivação de toda a equipe do Comissão Central Organizadora (CCO), empenhada em fazer desses os maiores jogos da história", disse Natália.

Ela homenageou os profissionais de educação física e os gestores do esporte pelo trabalho de base realizado nos municípios. Segundo a dirigente, as etapas locais e microrregionais dos Jasc, somada com a etapa estudual de Caçador, vão envolver, em 2018, mais de 12 mil atletas. "São vocês, que incentivam o esporte todos os dias, que possibilitam a realização de eventos como os Jasc", disse.

O prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, afirmou que o município ganhará com a realização dos Jogos. "Além da melhoria das praças esportivas, a cidade vai ter a oportunidade de aprender com os municípios que participarem da competição. Também será um momento importante para recebermos bem os visitantes", disse.

Sperotto defendeu os investimentos que o poder público tem feito na realização dos Jasc. Além dos R$ 2 milhões destinados pelo governo estadual, o município deve aplicar outros R$ 2 milhões na competição. "Investindo em esporte estamos investindo em saúde, estamos investindo em segurança", disse.


Novidades

O jiu-jitsu é a novidade entre as modalidades dos Jogos de Caçador. Por ser disputado pela primeira vez, a luta não contará pontos para o quadro que define a cidade campeã dos Jasc. Mesmo assim, o número de inscritos é recorde: só o masculino, 52 municípios vão participar do jiu-jitsu.

Todas as outras modalidades, com exceção do tênis feminino, que tem menos de oito cidades inscritas, contarão pontos para a classificação final. Blumenau lidera o número de modalidades, seguida de Joinville, Itajaí (atual campeã), Florianópolis, Chapecó, Balneário Camboriú, São José e Caçador.

Dois esportes não serão disputados na cidade sede por falta de locais adequados para as provas. A natação será em Florianópolis, no Clube 12 de Agosto, entre 31 de agosto e 2 de setembro. O remo também acontece na Capital, no Parque Náutico Walter Lange, nos dias 1º e 2 de setembro.

As disputas em Caçador começam em 7 de setembro, feriado do Dia da Independência, uma sexta-feira. Logo no primeiro dia, haverá provas e partidas de atletismo, basquete feminino, bocha rafa masculino, ciclismo, futsal masculino, handebol feminino, judô masculino e feminino, tiro, volêi masculino, vôlei de praia masculino e feminino e xadrez masculino e feminino.

A cerimônia de abertura está marcada para a noite do dia 7, no Parque das Araucárias, com show da banda Jota Quest.

 

› FONTE: Marcelo Espinoza - AGÊNCIA AL

Comentários