Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Dicas para evitar enjoos em viagens de carro

Publicado em 13/08/2018 Editoria: Geral Comente!


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante uma viagem é comum praticar atividades para o tempo passar mais rápido, como ler um livro, usar o celular, jogar em eletrônicos e até assistir um dvd. Porém, muitas pessoas ficam enjoadas nessas situações.

Isso ocorre devido a um conflito de informações de movimento que nosso cérebro processa. Estas chegam através de três sensores, como labirinto, visão e sensibilidade. Então, quando estamos dentro do carro, nosso corpo está parado (sem andar), porém, nosso cérebro percebe um movimento e fica “confuso”.

Para entender melhor, a velocidade do carro é percebida pelo nosso labirinto, enquanto que a sensibilidade percebe que estamos parados. Com essas duas informações ao mesmo tempo, o cérebro não consegue identificar em quem acreditar, provocando assim, a ânsia.

Além desse mal-estar, também é comum sentirmos tontura e ela ocorre quando estamos fixados em um determinado objeto estático, ou seja, um celular ou livro. Cientificamente, essas sensações são denominadas de cinetose.

Como amenizar os enjoos durante as viagens?

Existem formas de “burlar” os sintomas de mal-estar durante as viagens de carro, a cinetose. Para isso, considere:

- Sentar no banco da frente: olhar para o horizonte e ver os buracos, a estrada, entre outros, minimiza a reação agressiva em seu sistema nervoso.

- Tome água gelada: tenha uma garrafa com água gelada, pois ela ajuda acalmar o estômago e a conter a ânsia.

- Olhar para um ponto fixo no horizonte: evite ficar com a cabeça baixa, isso mantém seu sistema nervoso estabilizado.

- Evite viajar com o estômago cheio: também não é indicado viajar com o estômago vazio, mas sim, fazer uma boa alimentação. Isso reduz a ânsia e o mal-estar.

- Você também pode tomar remédios para evitar sentir ânsia de vômito, porém, é muito importante consultar um médico para que ele receite a medicação correta. Isso evita possíveis alergias e outros problemas de saúde.  

Empresa lança óculos que evita a cinetose

E para ajudar os passageiros a eliminar esse problema e curtir ainda mais a viagem, a Citroën lançou no mercado europeu o óculos que garante aos passageiros poder fazer uma leitura agradável durante suas viagens, ou seja, sem sentir mal-estar: o Seetroën, um óculos que ajuda a eliminar a sensação de enjoo a bordo, a cinetose.

Conforme especificações do fabricante, esses óculos recriam a linha do horizonte por meio de um líquido azul, solucionando assim, o conflito sensorial que causa a sensação de mal-estar a bordo de veículos. Por enquanto, os óculos estão sendo comercializados apenas na loja Citroën e custam 99 euros.

Como funciona o óculos?

O Seetroën foi desenvolvido para ajudar as pessoas a não sentir enjoo e tontura enquanto viajam, especialmente, ao ler. Em tese, esse óculos ajuda os olhos a enviar informações ao cérebro para que ele consiga ter uma melhor percepção dos movimentos.

Ele possui quatro aros com um líquido azul que balançam conforme o movimento do veículo, ajudando os olhos informar ao cérebro sobre o movimento que está ocorrendo.

Os criadores do Seetroën indicam o uso desse óculos apenas quando o passageiro se sentir enjoado. Após cerca de 11 minutos de uso, os sintomas já devem ter desaparecidos, então, o objeto pode ser guardado.

Embora disponível para venda, novos estudos serão realizados para se confirmar sua total eficácia. Por hora, acredita-se que essa é uma alternativa promissora. Porém, o objeto possui entregas apenas dentro da França, por enquanto.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários