Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Dandara Manoela une força e poesia em “Retrato Falado”, seu álbum de estreia

Publicado em 06/08/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Dandara Manoela / Foto: Guilherme Meneghelli

Dandara Manoela / Foto: Guilherme Meneghelli

A cantora, compositora e percussionista Dandara Manoela lança seu primeiro álbum, “Retrato Falado”, gravado via financiamento coletivo. Transitando pelo samba e pela MPB, as 12 músicas mostram faces de um retrato sincero e transparente que traz à tona resistências, dores, amores, lutas, riso e choro. O show de lançamento acontece no dia 4 de setembro, às 20h, no TAC (Teatro Álvaro de Carvalho), em Florianópolis (SC).

“É um disco crítico e combativo, mas também fala bastante sobre o amor, porque acredito que o amor fortalece e dá energia para continuar lutando. Tento trazer esse equilíbrio no álbum, que representa muito do que sou e vejo que outras pessoas também se enxergam nesse retrato. É sobre sair do lugar, atravessar, viajar num encontro com novos corpos, rostos, ideias e sentimentos. É transformar e registrar coletivamente”, conta Dandara.

No show, a artista estará acompanhada pela banda base formada por Ubrother (percussão), Jeff Nefferkturu (violão), Mateus Romero (baixo), Rafael Oliveira (violão), Dri Zampieri (bateria), Anis de Flor e Mércia Maruk (vocal), além de participações especiais. “Vamos trazer novidades de arranjo, cenário e figurino, mas sem descaracterizar as composições criadas nos últimos anos. É a concretização de uma história que já estava sendo escrita”.

 

Uma voz plural

Dandara Manoela é cantora, compositora e percussionista. Sua pluralidade musical representa um símbolo de resistência das manifestações culturais afro-brasileiras e de afirmação da mulher negra e lésbica no campo artístico. Campineira de nascimento, atualmente mora em Florianópolis, onde divide seu tempo entre a música e o curso de serviço social na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Além das composições autorais, faz interpretações de samba, MPB e brasilidades em parceria com musicistas locais. É vocalista da banda de samba reggae Cores de Aidê e integra a Orquestra Manancial da Alvorada, onde desafia seus limites musicais, explorando instrumentos percussivos, além da sua voz. Em 2017, venceu o Prêmio da Música Catarinense nas categorias melhor cantora e artista revelação com a Orquestra.

A artista conquistou visibilidade na internet com músicas como “Mulher de Luta”, gravada pelo canal REC&39;n&39;Play, e “Dona Georgina”, registrada pelo projeto Playing For Change. Em 2015 e 2016, estudou canto e teoria musical na ELM (Escola Livre de Música). Nos últimos anos, dividiu o palco com nomes importantes da música brasileira, como Larissa Luz, Russo Passapusso, Francisco, el hombre e Dona Onete.

Saiba mais sobre a história da cantora na reportagem feita pelo Floripa News em maio deste ano, clicando aqui.  


Serviço

Show Dandara Manoela | Lançamento Retrato Falado
Data: 4 de setembro, 20h
Local: TAC (Teatro Álvaro de Carvalho)
Endereço: R. Mal. Guilherme, 26 - Centro, Florianópolis
Valor: R$ 30 inteira e R$ 15 meia

Ingressos antecipados: http://bit.ly/dandaramanoela

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários