Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Santa Catarina terá três equipes na série A em 2014

Publicado em 09/12/2013 Editoria: Esporte Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Estado será 2ª maior força no Brasileirão do ano da Copa do Mundo no Brasil

Pela primeira vez desde que a fórmula dos pontos corridos foi implantada na disputa do Brasileirão, Santa Catarina terá três representantes na elite nacional: Chapecoense, Figueirense e Criciúma, que se manteve na Série A, mesmo tendo perdido para o Botafogo, neste domingo, no Maracanã. Em 2014, Santa Catarina será o segundo estado com mais clubes no Brasileirão, perdendo apenas para São Paulo.

O crescimento constante e equilibrado no futebol profissional de SC nos últimos anos chama a atenção dos especialistas. “A partir do Século XXI o estado entrou no ritmo do pelotão de frente e desde que o Brasileirão começou a ser jogado no sistema de pontos corridos, em 2003, sempre teve representante na Série A”, destaca o presidente da SCClubes Wilfredo Brillinger.

Tirando São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, é o único estado que sempre esteve presente na elite. E já chegou até a ter dois times lá: Figueirense e Avaí em 2011 e, em 2003 e 2004, já havia feito a dobradinha com Criciúma e Figueirense.

“O segredo corre solto nas veias de nosso povo, pois fazemos nosso futebol com união, organização, trabalho sério e uma torcida cada vez mais apaixonada”, ressalta Brillinger.

Essa nova era do futebol catarinense merece muitas análises, segundo o presidente. Mas há uma que ele reforça: a organização. Santa Catarina tem uma entidade que se destaca em nível nacional (é a única no país) pela forma como participa da vida das agremiações: a Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes), criada em 1987.

“Com ela, nosso estado apresenta suas maiores conquistas no futebol: o título da Copa do Brasil em 1991 com o Criciúma, os sete anos seguidos do Figueirense na Série A, a sexta colocação do Avaí no Brasileirão de 2010 – a melhor posição até hoje, ficando à frente de equipes tradicionais”, completa.

 

 

 

 

› FONTE: Célula Comunicação

Comentários