Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Renda de bilro reproduzida em cerâmica é retratada em exposição na Alesc

Publicado em 25/07/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


A reprodução da renda de bilro na cerâmica foi iniciada pela mãe da artista / Foto: Solon Soares/Agência AL

A reprodução da renda de bilro na cerâmica foi iniciada pela mãe da artista / Foto: Solon Soares/Agência AL

A delicadeza da renda de bilro e a rusticidade do barro se unem para formar peças de beleza única. Inspirada em duas grandes tradições de Florianópolis, a artista plástica India Brazil cria obras que perpetuam a cultura da Ilha. A exposição “India Brazil: 20 anos de renda” pode ser vista até 27 de julho na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, da Assembleia Legislativa.

India Brazil nasceu em Florianópolis, onde foi criada em forte atmosfera artística. Filha do ator catarinense Waldir Brazil, ela teve o primeiro contato com a renda e os bilros admirando as pinturas de sua mãe, a pintora e poetisa Yvonne Catão. “Em 1997, minha mãe passou uma temporada de verão comigo e fez algumas pinturas de renda na cerâmica. Nesse momento ela falou que quem fizesse esse tipo de arte, poderia se dar muito bem. Em março do ano seguinte, minha mãe faleceu e eu comecei a colocar sua ideia em prática em outubro do mesmo ano”, conta India, que diz ser esta a maior herança deixada por sua mãe.

Da cerâmica, garimpada em olarias de São José, na Grande Florianópolis e no interior da Ilha, India passou a reproduzir peças de renda em outros suportes, como o vidro, a madeira e as telas. Autodidata, desenvolveu um método para transpor com tinta os pontos da renda para esses suportes. “Eu faço pesquisas sobre renda de bilro aqui e na Europa, participo de feiras lá e estou sempre em contato com rendeiras dos dois continentes.”

Com peças vendidas em vários países da Europa, India expôs seu trabalho na região de Limousin, no centro da França, em 2017, onde morou por seis meses. Sua pretensão agora é ensinar técnicas de criação de peças de cerâmica e da pintura de renda para que sua obra seja também perpetuada, assim como a renda de bilro.


Sobre India Brazil

Natural de Florianópolis, India iniciou seu trabalho artístico muito jovem, por influência dos pais. Toda essa influência criativa ganhou força ao longo das décadas de 1970 e 1980. India participou do circuito cultural local, trabalhando em produções do Armação – grupo de teatro amador – e atuou criativamente no circuito da moda e do entretenimento de Florianópolis.

Os caminhos da vida conduziram a artista ao encontro das rendas de bilro. Desde 1998, India Brazil garimpa peças de cerâmica, personalizando-as com rendas de bilro pintadas à mão. O trabalho e sua técnica vêm evoluindo nesses 20 anos de pintura da renda. Essa evolução pode ser observada em diversas mostras da artista, que já vendeu peças para inúmeros países. Em 2017, India expôs seu trabalho na França, país com o qual mantém um intercâmbio e onde residiu recentemente.

 

 

› FONTE: Michelle Dias - AGÊNCIA AL

Comentários