Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Unidades de Saúde de São José realizarão testes rápidos de Hepatite B e C nesta sexta-feira

Publicado em 25/07/2018 Editoria: São José Comente!


As Unidades Básicas de Saúde de São José realizarão testes rápidos de Hepatite B e C gratuitamente para a comunidade, nesta sexta-feira (27), das 7h às 17h. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica do Município.

A ação faz parte do Dia D alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, além de integrar o calendário da Saúde por meio da Campanha Julho Amarelo, que tem o objetivo de alertar e prevenir a população sobre os riscos das hepatites virais.

A proposta é realizar a testagem para Hepatite B e C ao maior número de pessoas com idade superior a 18 anos. Para possibilitar o acesso às pessoas que trabalham e que não conseguiram realizar o teste na sexta-feira (27), a Secretaria de Saúde promoverá atividade extra no sábado (28) no Centro de Vigilância em Saúde, no Centro Histórico de São José, das 9h às 17h.

O objetivo da atividade extra no sábado é realizar a abordagem direta de conscientização da população sobre as Hepatites Virais, que provocam inflamação do fígado e podem acarretar complicações das formas agudas e crônicas, muitas vezes levando a doenças como cirrose, ao câncer de fígado e até a morte.

Para atender a população no sábado, os profissionais da Saúde serão divididos em duas equipes. Uma equipe de enfermeiras e uma assistente social ficará no Centro de Vigilância em Saúde onde os testes rápidos serão realizados.

Já a outra equipe, formada por técnicas de enfermagem e estudantes de Graduação em Enfermagem da Faculdade Anhanguera, fará a abordagem entregando material informativo e realizando o convite para os usuários nas ruas do Centro Histórico e na Beira-Mar de São José. "Nosso objetivo é ofertar a testagem ao maior número de pessoas e, desta forma, buscar um diagnóstico precoce da doença", explica a secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni.

Para a prevenção do contágio com o vírus da Hepatite é importante ter cuidados com a higiene, fazer o uso de preservativos durante as relações sexuais e o não compartilhamento de seringas ou materiais perfurocortantes.


Serviço

O quê: Teste rápido para Hepatite B e C
Quando: sexta-feira (27), nas Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 17h, e sábado (28), das 9h às 17h, no Centro de Vigilância em Saúde, localizado na Praça Arnoldo de Souza, no Centro Histórico de São José, ao lado da UBS Sede

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São José

Comentários