Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Exposição apresenta produção dos alunos do curso de Gravura da FCC

Publicado em 09/12/2013 Editoria: Cultura Comente!


De 14 de dezembro de 2013 a 31 de janeiro de 2014, o espaço expositivo das Oficinas de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, recebe a exposição Cenas Urbanas, com trabalhos de artistas frequentadores da oficina de Gravura oferecida pela Fundação. A abertura começa às 11h, e das 11h às 14h serão oferecidos workshops para o público interessado.

A exposição traz a interpretação e o olhar urbano sobre a cidade onde se vive, Florianópolis. A técnica usada é a da xilogravura, que se origina de um trabalho de incisão manual feito diretamente sobre uma matriz de madeira. Utilizando instrumentos de corte apropriados (goiva, facas, formões e buris), a matéria é retirada do suporte, deixando visível um contorno de altos e baixos relevos. Seu caráter dominante reside na extração, e não na edição da matéria, subvertendo portando a atitude do artista: os espaços emergem de dentro para fora. 

Sobre a Oficina de Gravura

As Oficinas de Arte foram criadas por José Silveira d&39;Ávila em 1981, na época diretor do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), sediado no prédio da Alfândega, em Florianópolis. A Gravura foi o núcleo inicial, especificamente com pesquisa em litografia, seguida pela xilogravura, o desenho e a tapeçaria.

Atualmente, a Oficina de Gravura, ministrada pelo professor Carlos Roberto Nascimento de Oliveira (Bebeto, é uma das mais procuradas entre as oferecidas gratuitamente pela FCC no CIC. O objetivo das aulas é o de ampliar o conhecimento e o universo percentual da imagem impressa planográfica, possibilitando pesquisa e histórico, técnica plástica. Promover o conhecimento do processo e diferentes técnicas de materiais. Além da xilogravura, são trabalhadas também as técnicas de litografia, gravura em metal e monotipia.

Serviço:

O quê: Exposição Cenas Urbanas

Onde: Espaço expositivo das Oficinas de Arte da Fundação Catarinense de Cultura - Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC

Abertura: 14/12/2013, às 11h.

Visitação: de 15/12/2013 a 31/01/2014, de segunda-feira a domingo, das 8h às 21h.

Entrada gratuita

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários