Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

A importância de manter a ingestão de água no inverno

Publicado em 17/07/2018 Editoria: Saúde Comente!


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O inverno chegou ao Brasil, e trouxe com ele dias mais frios. Devido às baixas temperaturas da estação, é comum as pessoas diminuírem o consumo de água. 

Geralmente, a vontade de saciar a sede é muito maior durante o calor do verão. Porém não beber a quantidade de água certa durante o dia, mesmo no inverno, pode trazer problemas para a saúde. É muito importante o consumo de água no inverno, pois o organismo a utiliza para várias funções. É essencial regrar-se e não apenas beber água quando se sente sede. Sentir sede já é um sinônimo de desidratação.

Não há como viver sem água. Ela representa de 40% a 80% do peso total do ser humano, e funções vitais dos órgãos dependem dela para realizar-se plenamente. A água é essencial, e mais ainda para os praticantes de atividades físicas. A fisiculturista e atleta Fernanda Dassie fala sobre a necessidade de estar sempre hidratado para ter máximo rendimento nos treinos, assim como manter reguladas as funções fisiológicas 

"Praticar atividades físicas sem estar devidamente hidratado pode prejudicar o rendimento nos treinos, pois dificulta a termorregulação do organismo. Além disso, se a perda hídrica natural através do suor, que é acompanhada por perda de minerais, não for compensada com a ingestão de água, isso nos leva a um desequilíbrio hidroeletrolítico. Essas reações do organismo são prejudiciais para o desempenho físico, contração muscular e outros fatores que interferem negativamente no seu treino". Destaca Fernanda.

Fernanda também pontua que durante o exercício, as pessoas devem começar a beber água desde o início do treino. e também em intervalos regulares, em um volume suficiente para repor as perdas pelo suor. Já a National Athletic Trainers Association (NATA) recomenda a ingestão de 500 a 600 ml de água, ou outra bebida esportiva, de duas a três horas antes do exercício, e 200 a 300 ml entre 10 a 20 minutos antes do treino.

Os médicos orientam a beber cerca de 2 litros por dia, que é a quantidade média do gasto de uma pessoa adulta para o perfeito funcionamento de seu organismo. O consumo correto de água ajuda a manter a beleza da pele, dos cabelos, das unhas e até evitar a celulite. A água facilita o transporte de nutrientes no corpo, aumenta a eliminação de toxinas e melhora o funcionamento dos rins.

Algumas dicas para se hidratar no inverno: 

1) Tenha sempre uma garrafa de água ao alcance das mãos, pois a reposição de líquidos deve ser frequente e independente da sensação de sede. 

2) Aumente a sua ingestão diária através de outras fontes, como sucos, água de coco, leite, frutas, chás e sopas;

3) Faça águas aromatizadas para seu consumo, colocando folhas de hortelã, rodelas de limão, abacaxi, ou morangos. O sabor torna mais atrativa a ingestão de água.

4) Algumas pessoas sentem náuseas ao beber água. Uma boa dica é iniciar com o uso de um canudinho. A entrada gradual facilitará a adaptação.

5) Use a tecnologia a seu favor. Hoje em dia há vários aplicativos para smartphones que alertam e controlam a sua ingestão diária de água.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários