Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Badesc exibe seu acervo de artes visuais

Publicado em 09/12/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Sessenta obras de arte moderna e contemporânea compõe a exposição

Em dezembro e janeiro, os funcionários da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) vão estranhar as paredes vazias da instituição. Sessenta obras representativas de arte moderna e contemporânea deixam a sede para serem apresentadas na Fundação Cultural Badesc, na exposição !  é o que há, com abertura dia 12 de dezembro, quinta-feira, às 19h. A curadoria é de Fernando Boppré.

O acervo é composto por pintura, fotografia, escultura, desenho, gravura e tapeçaria, e técnicas mistas que marcaram as exposições realizadas no Espaço Fernando Beck, entre 1991 e 2005, quando a galeria funcionava no hall do Badesc, nas sedes localizadas na avenida Mauro Ramos e depois na rua Almirante Alvim. Em 2006, o Espaço Fernando Beck passou a funcionar na Fundação que leva do nome do Badesc, instalada em um casarão dos anos de 1920 no centro de Florianópolis.

Ao mostrá-las deste modo, todas juntas em um mesmo espaço, “repete-se a generosidade dos 60 artistas que doaram suas obras à instituição. Se assim o fizeram, nada melhor do que reservar um espaço nessa mostra para cada um deles”, reflete o curador Fernando Boppré.

O acervo mantido pelo Badesc foi constituído como retribuição ao patrocínio das exposições realizadas no seu espaço cultural. Atualmente já não é comum a cultura de doação de obras por artistas expositores na casa, mas a prática, polêmica, acabou por legar ao público um recorte representativo da arte moderna e contemporânea do Estado, avalia Eneléo Alcides, diretor geral da Fundação Badesc.

A lista de obras da exposição é extensa e significativa da arte feita em Santa Catarina nas últimas três décadas e inclui Rodrigo de Haro, Antônio Mir, Loro, Lú Pires, Sílvio Pléticos, Hassis, Janor Vasconcelos, Vera Sabino, Elke Hülse, Elisa Iop, Ivo Silva, Guido Heuer, Rodrigo Cunha, Rubens Oestroem, Neri Andrade, Eli Heil, Sílvio Pléticos, Edson Machado e Mário Avancini, entre dezenas de outros nomes.

 

 

 

› FONTE: FCBadesc

Comentários