Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Livro conta história do arraial Bento Rodrigues destruído pelo rompimento de barragem administrada pela Samarco

Publicado em 10/07/2018 Editoria: Geral Comente!


5 de novembro de 2015: o rompimento da Barragem de Fundão e todas as consequências daquela tragédia, fez-se notar um pequeno subdistrito de Mariana (MG), Bento Rodrigues, que infelizmente havia sido devastado pela lama naquele dia. Mas qual é a história desse lugarejo e como viviam as pessoas que o habitavam? Responder a essas perguntas foi o objetivo do   historiador e escritor, José Eduardo de Oliveira por meio do seu livro "Bento Rodrigues: trajetória e tragédia de um distrito do ouro", editado pela Livraria e Editora Graphar (LEgraphar).

O rompimento da Barragem de Fundão, da mineradora Samarco, localizada em Mariana, deixou 19 mortos (até hoje 1 corpo ainda não foi encontrado) e deixou centenas de desabrigados. Além disso, a lama de rejeitos atingiu o Rio Doce, desde o Rio Gualaxo do Norte, matando peixes, prejudicando comunidades ribeirinhas, chegando até o Oceano Atlântico.

Segundo o autor, a ideia do livro surgiu de uma "ignorância", como ele mesmo cita em seu texto, já que não tinha, na época, muitas informações sobre Bento Rodrigues. "Eu não sabia, ou havia me esquecido onde ficava Bento Rodrigues. Foi esse não saber onde ficava é que me levou a indagar que lugar é esse? Quando e como ele surgiu? Quem o fundou? Que capelas eram aquelas que não eram tombadas? Na verdade, o problema começou no mesmo dia 5, quando alguns amigos e amigas me telefonaram, perguntando se eu estava acompanhando as notícias do rompimento das barragens. Já que estes amigos e amigas sabem do apreço que eu tenho por Mariana, Ouro Preto, Congonhas, Diamantina, enfim, todas as cidades históricas mineiras dos setecentos, incluindo aí a velha Paracatu", conta. 

Sobre o autor

José Eduardo de Oliveira nasceu em Patos de Minas (MG), em 1954.  Licenciado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto em 1986. Autor do livro, "15 anos em defesa dos bancários: A história do Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região" (2004) e coautor juntamente com Antônio de Oliveira Mello e Paulo Sérgio Moreira da Silva, do livro "Uma história de exercício da democracia: 140 anos do legislativo patense." (2006).


Serviço

Livro: Bento Rodrigues: trajetória e tragédia de um distrito do ouro
Autor: José Eduardo de Oliveira
Valor: R$20,00
Disponível para compra no site Ouropretocultural: www.ouropretocultural.com.br

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários