Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cerca de 15 mil pessoas visitaram a Expo São José no fim de semana

Publicado em 09/07/2018 Editoria: São José Comente!


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cerca de 15 mil pessoas passaram pela Expo São José 2018 neste fim de semana. A primeira feira multisetorial da Grande São José, realizada entre os dias 6 e 8 de julho, no CTG Os Praianos, no bairro Forquilhas, reuniu produtores da agricultura familiar, comerciantes e moradores dos municípios vizinhos. O evento foi um grande encontro marcado pela realização de exposições de produtos e animais, a comercialização de mercadorias produzidas na região, e programação cultural e gastronômica que atraiu visitantes de todas as idades.

De acordo com os organizadores, o evento atendeu as expectativas e cumpriu com o papel de ser um espaço para o fomento do setor agrícola e do comércio varejista da região. "Ficamos felizes em contribuir com a realização da feira em São José, pois ela representa o quanto a união entre os municípios e as instituições é importante, no sentido de incentivar o desenvolvimento econômico da região por meio de iniciativas tão agregadoras quanto a realização da Expo São José", ressaltou a prefeita Adeliana Dal Pont.

No pavilhão da Feira de Produtos da Agricultura Familiar, organizada pela Epagri, a diversidade chamou a atenção de quem passava entre as barracas de verduras, frutas e legumes orgânicos. O público pode adquirir produtos embutidos, panificados, além de queijos, cachaças artesanais, sucos orgânicos, plantas medicinais entre outras opções. Por conta do grande volume de vendas, muitos produtores tiveram que repor suas mercadorias para atender toda a demanda oriunda da visitação.

"A Expo São José 2018 foi uma experiência gratificante para todas as instituições que se envolveram com a realização da feira e o sucesso desta edição nos incentiva a pensar na ampliação deste trabalho, no sentido de trazer cada vez mais municípios, produtores e comerciantes para participar deste grande evento", comentou o secretario de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Waldemar Bornhausen Neto.

"Esta feira foi uma grande oportunidade de divulgar o nosso trabalho. As vendas foram boas e espero que a divulgação do nosso produto, para as pessoas que nos visitaram e podem agora falar da qualidade daquilo que a gente produz, nos proporcione ainda mais retorno daqui pra frente", disse a produtora de aipim chips, da cidade de Biguaçu, Roberta da Silva, de 37 anos.

A exposição de bovinos, equinos e caprinos foi um sucesso à parte dentro da feira. A curiosidade em ver de perto os animais atraiu o olhar dos adultos, dos idosos e das crianças como a Camili Vitória Bruda da Cruz, de 9 anos. "Eu achei maravilhoso ficar tão perto dos animais, pois eu nunca tinha visto uma ovelha de perto e a gente podia até fazer carinho em alguns bichinhos, achei muito legal", contou Camili.

Outro destaque da programação da Epagri no evento foi a realização da rodada de negócios, onde os agricultores, representantes de supermercados e outros atacadistas puderam negociar e comprar mercadorias diretamente dos produtores, e a exposição de estudos e equipamentos nas áreas de maricultura, olericultura, turismo rural, irrigação, entre outros.

Já a 9&7491; edição da Mega Liquidação realizada na Expo São José 2018 também foi bem avaliada pelos lojistas da região. A maior queima de estoque de São José, promovida pela Aemflo CDL-SJ, com apoio da Prefeitura de São José e Sebrae-SC, adotou pela primeira um formato diferenciado para proporcionar ao público o acesso a descontos que chegavam até 70% nos mais variados produtos.

"Achei a feira muito interessante, principalmente, neste momento de crise na economia, onde toda oportunidade de fomentar o comércio, bem como, os investimentos, se torna indispensável para desenvolver as cidades no âmbito social, econômico e cultural. Por isso, a Expo São José 2018 está de parabéns", falou o advogado de Florianópolis, Leonardo Ávila, de 33 anos.

A Expo São José 2018 se consolidou como um evento para toda a família e contou com a participação do Jeep Clube, dos Bombeiros Militares, dos Grupos de Escoteiros, da Guarda Municipal de São José (GMSJ), além da realização de jogos interativos, parque de diversões para criançada, praça de alimentação e exposição de produtos artesanais. A programação contou ainda, com a realização de passeios a cavalo para o público infantil com a Cavalaria da Polícia Militar, a apresentação de Cães Adestrados – Guarda Municipal de Florianópolis e Polícia Civil e do Pelotão de Cães de Guerra Guerreiros do Sul da Base Aérea de Florianópolis.

A Expo São José 2018 foi realizada pelo Sindicato Rural de São José e Região, e contou com o apoio da Prefeitura de São José por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação; do Governo Federal, através da Secretaria Especial de Agricultura Familiar do Desenvolvimento Agrário (SEAD); do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), da

Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc); além da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis - Aemflo/ CDL São José; do Serviço brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), do Sistema da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesc/Senar); e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc).

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários