Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Departamento de Trânsito faz pesquisa de satisfação sobre mudanças na Avenida Leoberto Leal

Publicado em 07/12/2013 Editoria: São José Comente!


Os interessados podem informar o que acharam das alterações através de um questionário online

Após cinco dias de testes, o Departamento de Trânsito de São José inicia uma pesquisa online sobre as mudanças na Avenida Leoberto Leal, em Barreiros. O objetivo é medir a satisfação dos usuários com as alterações que estão em fase de teste até o dia 20 de dezembro. Para contribuir com sugestões, melhorias e críticas, basta preencher ao questionário (http://www.pmsj.sc.gov.br/2013/12/9725/). O link, que está na capa do site da Prefeitura de São José em "Conteúdos em Destaque", ficará disponível até o dia 22 de dezembro.

A engenheira de tráfego Eliara Porto explica que para medir o nível de satisfação da comunidade, além do questionário online, serão realizadas duas pesquisas. A primeira foi feita antes das alterações serem implementadas e a segunda pesquisa deve ser feita na próxima semana.

Para melhorar a fluidez do trânsito na Leoberto Leal, desde a última segunda-feira (2) foram proibidas as conversões à esquerda em um trecho da avenida. Com a alteração, os retornos só são permitidos nos semáforos. Segundo Eliara, a mudança é necessária porque o excesso de conversões à esquerda comprometia a capacidade e a fluidez de trânsito na via.

“Com as conversões, os motoristas que queriam seguir reto pela avenida ficavam na pista da direita, prejudicando e sendo prejudicados pela operação de embarque e desembarque dos passageiros do transporte coletivo”, aponta a engenheira.

Também foi constatado que o tempo dos semáforos prejudicava a fluidez do trânsito, além de trazer risco aos pedestres, que não tinham confiança e tempo suficiente para realizar a travessia. Para tentar equacionar este problema, foi feita modificação nos tempos semafóricos.

Para Eliara, até o momento a maior dificuldade encontrada é o desrespeito dos motoristas à sinalização já existente e a nova sinalização instalada. “Toda sinalização possui justificativa para a sua instalação, e por mais que seja uma situação de testes e que modificações possam surgir mediante novos cenários, elas devem ser respeitadas”, ressalta a engenheira.

Os primeiros cinco dias de testes já foram suficientes para algumas observações. Segundo Eliara, em alguns pontos foi detectada a necessidade de modificação de sentido de circulação. Também foi verificada a necessidade de instalação de semáforo em alguns pontos, além de melhorar a sinalização de orientação aos condutores e de estacionamento para os comerciantes da região e do entorno.

“As modificações de circulação dentro do bairro serão propostas e discutidas com os moradores afetados antes da tomada de decisão. Por isso é importante que os usuários respondam a pesquisa de satisfação para avaliarmos os resultados e as nossas tomadas de decisão”, diz Eliara.

 

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários