Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Exposição celebra as paisagens de Santa Catarina e Peru no Espaço Cultural BRDE

Publicado em 03/07/2018 Editoria: Geral Comente!


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O artista escocês Tadeusz Der&281;gowski traz ao Espaço Cultural BRDE a mostra Explorações - Pinturas de Santa Catarina e Peru, a partir de 4 de julho. Tadeusz Der&281;gowski é natural da Zambia, na África do Sul, mas cresceu em Aberdeen, cidade provinciana no nordeste da Escócia, onde costumava pedalar ao longo do Rio Dee. Na época já pintava quadros, mas somente alguns anos depois foi relacionar os passeios à pintura, passando a pintar as paisagens no caminho.

Desde 2006, Tadeusz vive no Brasil, trocou a bicicleta por um Celta prata chamado HAY. Para ele, viajar e pintar é o melhor tipo de viagem para se fazer. “O HAY é meu melhor amigo, nós fomos até o Uruguai, mas principalmente passeamos por Santa Catarina, especialmente pelas fabulosas cidades montanhosas onde você tem essa divina sensação de perdição entre as Araucárias.”

As obras reunidas para a exposição são, principalmente, produções de viagens feitas entre 2011 e 2017, no Peru e em Santa Catarina. Nelas, Der&281;gowski buscou levar ao espectador, por meio das cores e texturas, a sensação da descoberta dos lugares visitados. “Como eu moro em Florianópolis os quadros de SC foram baseados em explorações da ilha e principalmente de regiões vizinhas. A coisa boa daqui é que tem uma enorme variedade de paisagens dentro de uma área relativamente pequena e os locais não são tão perigosos quanto em outras partes do Brasil. Além disso, tem um bom leque de diferentes culturas.”

As paisagens, cidades e os interiores pintados por ele levam os estilos impressionista e expressionista, em tinta a óleo sobre cartão. “Todas as pinturas são muito de momentos. Não são clássicos em tudo. Eu não reivindico muito a objetividade, nem a harmonia e equilíbrio. Sou praticamente um produto das escolas subjetivistas do norte, especialmente Van Gogh e Munch”, explica.

O artista

Tadeusz formou-se em Belas Artes e História da Arte na Universidade de Edimburgo em 1991. Recebeu subsídio para viagens a Edimburgo, e estudos na Polônia, Itália e Escandinávia em 1989. Além de ter participado de diversos outros cursos relacionados à arte e mais de 30 exposições.

 

Serviço

O quê?
Quando: 04 de julho, às 19h - visitação: 05 a 27 de julho, das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira
Onde: Espaço Cultural BRDE Governador Celso Ramos, no térreo da Agência de Florianópolis – Av. Hercílio Luz, 617, Centro
Quanto: Entrada Gratuita
Contatos: Telefone: (48) 3221-8100 - E-mail: [email protected]

 

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários