Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Eduardo Pinho Moreira envia carta ao presidente alertando sobre impactos da redução de repasses federais ao estado

Publicado em 29/06/2018 Editoria: Geral Comente!


O governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) encaminhou, nessa quinta-feira (28), ofício ao presidente da República Michel Temer (MDB) manifestando preocupação com os impactos, em Santa Catarina, do anúncio de cortes no orçamento da União pelo Governo Federal. A medida representa uma redução de R$ 146,2 milhões de verbas destinadas ao estado e, segundo o governador, deverá afetar, essencialmente, o cronograma de obras em rodovias federais. No documento, Eduardo Pinho Moreira destaca a urgente necessidade de revisão da medida.

“O corte afeta diretamente as obras da malha rodoviária federal em Santa Catarina, já em situação calamitosa, colocando em risco a vida da população e diminuindo o escoamento da produção, prejudicando a economia catarinense e do país”, ressalta o ofício.

No texto, o governador frisa que Santa Catarina, assim como outros estados, enfrenta sérias dificuldades, de dívidas de anos anteriores, do déficit previdenciário e da recessão que se abateu sobre o país, ao mesmo tempo em que registra aumento crescente das demandas por serviços públicos – situação que ficou ainda mais grave com os impactos da recente paralisação dos caminhoneiros.

Ao pedir mais justiça na distribuição de recursos, diante da contribuição de Santa Catarina para o país, o Governo do Estado argumenta que, com 7 milhões de habitantes e apenas 1,12% do território nacional, Santa Catarina é o 7º maior Estado em arrecadação de tributos federais e, paradoxalmente, o 4º que menos recebe retorno desses recursos.

“Santa Catarina faz a sua parte, garantindo o desenvolvimento econômico, gerando empregos e renda. Na gestão governamental, trabalhamos com o rigoroso controle dos gastos públicos e redução efetiva da máquina pública. Esperamos que o Governo Federal também mantenha compromisso e responsabilidade com a sociedade catarinense”, finaliza o governador Eduardo Pinho Moreira.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários