Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Escola de Oleiros realiza exposição "Padroeiros" no Museu Histórico de São José

Publicado em 28/06/2018 Editoria: São José Comente!


Os alunos e professores da Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros em São José se preparam para lançar a exposição "Padroeiros – 270 anos de Fé". A abertura da mostra será nesta quinta-feira (28), a partir das 19 horas, no Museu Histórico Municipal, no Centro Histórico de São José.

Com entrada gratuita para o público, a mostra em cerâmica vai unir fé e arte por meio da exibição de imagens de santos protetores do litoral catarinense. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de São José por meio da Fundação Municipal de Cultural e Turismo (FMCT).

A inspiração dos mestres oleiros e alunos para modelar no barro a arte religiosa, cada qual seguindo seu estilo, nasceu da vontade de homenagear os padroeiros e padroeiras escolhidos pelo culto popular com base na história e cultura açoriana para proteger, atender pedidos e receber promessas de gratidão dos antepassados. "A exposição é uma manifestação cultural importante e contribui para que a nossa história seja conservada, divulgada e se perpetue para as futuras gerações", enfatiza a superintendente da FMCT, Joice Porto.

A exposição conta com o apoio do diretor Cultural da FMCT, Raphael Soares, e a elaboração dos trabalhos é acompanhada diretamente pela diretora Escola de Oleiros, Heloisa Souza, pelos professores, Ilson Roberto dos Santos,Ivo Sérgio dos Santos, Luciano da Silva, Myllene Machado, além da pesquisa com a contribuição de Luiz Antônio Patrícioe Nelson Félix, autor do texto de apresentação da mostra.

O grupo de alunos expositores é formado por Lua Peres, Nádia Lenfers Turnes, João Dimas Nazário, Margarete Rosa Villa Nova, Teresinha Espíndola, Carlos Gean Alves, Juçara de Souza, Márcia Gonçalves Ramos, Márcio Vilella, Mariana Marcos da Silva Leite, Sol Perrut, Isabel Possidônio, Alexandre Guedes, Tânia Scharmann, Giliard de Souza, Rose Guedes Secco, Lucília Maria Ferreira Furlanetto, Íris Manfiolete da Luz, Luiz Alceu Gerônimo.

As peças ficarão expostas para o público até o dia 28 de julho, sempre das 13h às 19h, de segunda a sexta, no Museu Histórico Municipal.

 

Serviço

O quê: Lançamento da Exposição da Escola de Oleiros: "Padroeiros – 270 anos de Fé"
Quando: nesta quinta-feira (28), às 19h
Onde: Museu Histórico Municipal, Rua Gaspar Neves 3175 – Centro Histórico de São José
Visitação: até dia 28 de julho, das 13h às 19h
Entrada: gratuita

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São José

Comentários