Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Forças de segurança de Santa Catarina e 10 outros estados realizam Operação Esforço Integrado na Fronteira

Publicado em 28/06/2018 Editoria: Geral Comente!


Forças de segurança pública de Santa Catarina e outros 10 estados brasileiros, além da Argentina e Uruguai, realizam a Operação Esforço Integrado na Fronteira em território catarinense, nesta quinta (28) e sexta-feira (29). O trabalho em conjunto tem como objetivo implementar ações de controle da criminalidade e da violência, com foco no tráfico de drogas, contrabando de armas, homicídios, furtos, roubo e receptação de veículos, principalmente. Ainda estarão envolvidos polícias Federal, Rodoviária Federal, Receita Federal, Cidasc, secretarias da Justiça e Cidadania e Defesa Civil, além do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Toda a operação é coordenada pelo Centro de Comando Nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Em Santa Catarina, o planejamento começou faz cerca de 30 dias pelas diretorias de Integração e a de Informação e Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública. 

"Integrar as forças de segurança pública é uma das nossas frentes trabalho e que também foi adotada pelo governo federal no combate à criminalidade. O estado recebe mais uma operação integrada entre estados e países para coibir o tráfico e o crime organizado", ressaltou o governador Eduardo Pinho Moreira.

“É exatamente este modelo já usado em Santa Catarina em operações conjuntas com Rio Grande do Sul e Paraná que agora passará a ser utilizado pelos demais estados através do Sistema Único de Segurança Pública (Susp)”, acrescentou o secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior. O Susp tem como órgão central o Ministério da Segurança Pública e é integrado pelas polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar, Corpo de Bombeiros Militar, agentes penitenciários e guardas municipais, de acordo com lei federal sancionada no início deste mês.

Embora apenas 10 municípios catarinenses tenham fronteiras com a Argentina, o Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira de Santa Catarina, criado em 2013 pelo Governo do Estado, considera 82 cidades, numa área de 21 mil quilômetros quadrados ocupados por 13% da população do estado, cerca de 18 mil pessoas, e com um PIB superior a R$ 17 bilhões.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários