Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Participação no projeto Oratória nas Escolas municipais aumenta em Florianópolis

Publicado em 21/06/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Um total de 14 estabelecimentos de ensino da rede municipal de Florianópolis irão participar do "Oratória nas Escolas 2018". O concurso, voltado para os oitavos anos, foi lançado nesta quinta-feira na Escola Básica Municipal Batista Pereira, no Alto Ribeirão. O evento deu um salto. No ano passado, haviam participado apenas quatro unidades.

O "Oratória nas Escolas" tem como objetivo estimular o estudo e a reflexão de jovens, e a mobilização da sociedade sobre temas de preocupação mundial, tais como promoção da saúde, igualdade de gênero, respeito, autonomia, cidadania, paz, justiça, economia, meio ambiente, educação e segurança. Além disso, estimula a prática de falar em público, competência necessária para diferenciar-se no mercado de trabalho atualmente.

O tema da etapa municipal é "O que é ter sucesso na vida?". O evento é organizado pela Junior Chamber International (JCI) Florianópolis e Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação e Coordenadoria de Políticas Públicas para Juventude. O patrocínio é da Associação Comercial e Industrial (ACIF) e da Shapes - Escola de Inglês.

Integram a iniciativa as escolas Acácio Garibaldi São Thiago (Barra da Lagoa) , Albertina Madalena Dias (Vargem Grande), Almirante Carvalhal (Coqueiros), Anísio Teixeira (Costeira), Batista Pereira (Alto Ribeirão), Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche), Intendente Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus), João Alfredo Rohr (Córrego Grande), José Amaro Cordeiro (morro das Pedras), Luiz Cândido da Luz (Vargem do Bom Jesus), Maria Conceição Nunes (Rio Vermelho), Osmar Cunha (Canasvieiras), Paulo Fontes (santo Antônio de Lisboa)  e  Vitor Miguel de Souza (Itacorubi).

A Junior Chamber International é uma organização que visa o desenvolvimento de jovens para atuarem como líderes no campo profissional, pessoal, político e social.

Aprender a melhor dialogar, expressar-se de forma mais eficaz são algumas das vantagens que João Batista destaca da competição. "Certamente, a oratória irá ajudar os estudantes tanto no ambiente escolar como fora dele", acrescenta o vice-prefeito. 

Para o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, o concurso permitirá que os participantes trabalhem diversas técnicas que irão transformá-los em pessoas mais seguras. "Terão mais firmeza em suas argumentações em qualquer debate", observa. 

As etapas

A JCI Florianópolis realizou dois workshops de oratória e comunicação por escola.

A fase de classificação também é chamada de etapa local. A escola trabalhará o tema proposto com estes alunos e elegerá o seu melhor orador.

Nessa etapa, os alunos finalistas do concurso interno de cada escola serão apadrinhados por membros da JCI de Florianópolis, recebendo um treinamento intensivo em oratória, visando a preparação para a semifinal que ocorrerá no dia 28 de junho.

Dessa etapa, sairão cinco candidatos que disputarão a final no dia 13 de julho.

O primeiro lugar receberá um curso de inglês gratuito e um notebook. O segundo colocado terá direito a um kindle, um leitor de livro digital.

Itens a serem analisados

Em análise, a emoção pela voz. Pronúncia, modulação, coerência, segurança e motivação fazem parte deste item.  O conteúdo da mensagem é verificado por intermédio da fidelidade ao tema, argumento, estrutura do discurso, clareza das ideias e conclusão da fala. Vale ponto a expressão corporal: a postura do orador, os gestos, contato visual com as pessoas, mudanças na expressividade facial e posicionamento no palco.

Enfrentamentos dos diversos públicos 

Conforme Greyce  Franzmann, presidente da JCI Florianópolis, a intenção do concurso é capacitar os estudantes com técnicas para melhor enfrentarem os mais diversos públicos. "Consequentemente, isso irá ajudá-los mais tarde no mercado de trabalho", sinaliza.

Vanildo Santos, coordenador da competição, fala que o êxito da iniciativa depende cada vez mais do aumento de participantes.  "Certamente, este ano, teremos um excelente e saudável concurso".

O coordenador de Políticas Públicas para Juventude, Silney de Aquino, salienta que o jovem deve ir sempre em busca de novos desafios. "Um deles é falar em público, aperfeiçoar a comunicação", declara.

Simone Carvalho de Andrade, diretora da Batista Pereira, também é professora de Língua Portuguesa, e declara que esse tipo de evento vai ao encontro de sua área. "A iniciativa oportuniza aos estudantes trabalharem a leitura, a escrita, a audição e a fala", conclui.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

Comentários