Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Alunos de escola da rede municipal de Florianópolis descobrem história da Copa

Publicado em 20/06/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Brasil x Suíça pelo primeiro jogo da Copa do Mundo 2018 / Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Brasil x Suíça pelo primeiro jogo da Copa do Mundo 2018 / Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Escola Básica Municipal de Florianópolis Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé, entrou no clima da Copa do Mundo de futebol. As professoras auxiliares Lidiane Fagundes, Mayra Rosa Felix e Raquel Lehmkuhl estão desenvolvendo com os estudantes um projeto sobre o evento, desde março.

As atividades consistem em a criançada conhecer a história das Copas, do futebol, dos jogadores, aprender sobre a cultura dos países envolvidos, e perceber a importância do trabalho em equipe para alcançar um objetivo.

A história das Bolas

A história das bolas também faz parte do projeto. Os estudantes do 2º ano descobriram que em 1930, data da primeira competição, a "pelota" era chamada de capotão. Feita de couro curtido, tinha costuras e uma câmara de ar chamada bexiga de boi. Em dias de chuva, com os campos de futebol encharcados, a bola absorvia lama e ficava muito pesada.

Desde 1994, as bolas tornaram- se mais leves e impermeáveis. A da Copa da Rússia foi batizada de Telstar 18, tendo como inspiração a bola de mesmo nome usada na Copa de 1970, quando o Brasil consagrou-se tricampeão.

O novo painel traz um design de estampas metálicas e artes gráficas, com efeito texturizado, diferentemente do modelo de 1970 que utilizava os detalhes pretos da bola para se destacar nas televisões ainda sem cor. O nome original veio da expressão "estrela de TV", por conta dessa característica.

Dentro da Telstar 18 há um chip incorporado, que permitirá aos consumidores interagir com o produto por meio de um smartphone, desafios e concursos de destreza futebolística poderão ser acessados pelo aplicativo. Além disso, será possível acompanhar os jogos em tempo real, através dela.

Atividades manuais

Os alunos do 4º ano dos turnos matutino e vespertino fizeram um passeio pela cultura russa. Eles pesquisaram sobre costumes, comidas típicas, danças e o tesouro nacional, as bonecas Matrioshkas.

As Matrioshkas têm mais de 100 anos e, na Rússia, quase toda família possui uma, tradição passada de geração para geração. Funcionam com um sistema de encaixe. Geralmente elas vêm com sete peças, colocadas umas dentro das outras. Mas, esse número pode variar chegando até 45 Matrioshkas.

Literatura

No mundo da literatura, os estudantes desbravaram o poema "Jogo de Bola", de Cecília Meireles. Bastante utilizado no ensino infantil, ele ajuda as crianças a desenvolverem a interpretação de texto. Também utiliza de artifícios sonoros, número de letras e sílabas auxiliando no aprendizado.

Um dos trechos diz: "A bela bola/ Rola: A bela bola do Raul./Bola amarela,/A da Arabela/A do Raul,/Azul".  

Ao longo do ano

O projeto, que iniciou em março, ocorrerá até o mês de dezembro. Todas as atividades feitas pelos estudantes do 1º ao 4º ano serão expostas em murais e na feira de ciências da unidade, que acontecerá no mês de outubro.

Copa do Mundo na Rússia

A Rússia tem uma parte de seus domínios na Europa, e a outra, no continente asiático. O maior país em extensão territorial do mundo receberá 32 seleções classificadas para a Copa, incluindo a Alemanha, campeã em 2014, no Brasil. O evento ocorrerá de 14 de junho a 15 de julho.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

Comentários