Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeituras discutem sistema de transporte coletivo integrado

Publicado em 20/06/2018 Editoria: Esportes Comente!


A implantação de um novo sistema de transporte coletivo intermunicipal foi tema de reunião do Colégio Superior de Prefeitos da Grande Florianópolis, ocorrida na tarde de segunda-feira (18), em São José. O prefeito Ramon Wollinger participou do encontro que reuniu prefeitos da região com representantes da Superintendência da Região Metropolitana (Suderf).

Atualmente, a Grande Florianópolis conta com um sistema de ônibus intermunicipal que atende a todos municípios e é de responsabilidade do Departamento Estadual de Transportes e Terminais (Deter), autarquia ligada à Secretaria de Estado de Infraestrutura. Existem ainda os sistemas municipais em Biguaçu, Florianópolis, Palhoça e São José, cuja gestão é das prefeituras.

O projeto defendido pela Suderf prevê a construção de terminais de integração e corredores exclusivos, interligando todos os municípios e facilitando os deslocamentos dos passageiros sem a necessidade de entrar em Florianópolis. Também vai criar novas conexões entre bairros e centralidades e um sistema de informação em tempo real, além da operação com veículos novos e modernos. A região é integrada também pelos municípios de Águas Mornas, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos, Santo Amaro da Imperatriz e São Pedro de Alcântara.

Para que o sistema seja viabilizado e licitado é necessário que a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) altere a lei que criou a Suderf, órgão com competência para planejar e orientar ações na região metropolitana. Aprovada pelos prefeitos, a minuta do projeto de lei aguarda ação do governador Eduardo Pinho Moreira para encaminhá-la à Alesc.  Em reunião na manhã desta terça-feira (19/06) na Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), o presidente da entidade e prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, informou aos demais prefeitos que estará agendando reunião com o governador para discutir o encaminhamento.

“Este é um projeto de grande importância para o município de Biguaçu e toda região. Precisamos de um sistema que opere com qualidade, com melhores tarifas e com eficiência. A proposta apresentada pela Suderf vai atender a necessidade de todos os municípios e facilitar a vida dos usuários do transporte coletivo”, comenta o prefeito Ramon Wollinger.

Também participaram da reunião do Colégio Superior os prefeitos de Águas Mornas, Omero Prim; de Palhoça, Camilo Martins; de São José, Adeliana Dal Pont e de São Pedro de Alcântara, Ernei José Stahelin; o vice-prefeito de São José, Neri Amaral; o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Florianópolis, Marcelo Roberto da Silva; o diretor técnico da Suderf, Celio Sztoltz e o diretor do Deter, Luiz Carlos Faísca.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Biguaçu

Comentários