Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Funcionários da Casan instalam redes de esgotos nos bairros Ingleses e Santinho

Publicado em 12/06/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Rua Gaivotas / Foto: Divulgação Casan

Rua Gaivotas / Foto: Divulgação Casan

Passados 10 meses desde o início das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Ingleses-Santinho, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) informou que mais de 20 quilômetros de tubulações já foram assentadas em vias dos dois bairros, localizados na região norte de Florianópolis.

De acordo com os mais recentes relatórios divulgados pelo Consórcio Trix-Infracon (responsável pela execução dos trabalhos), até quinta-feira (7), 20.653 metros de rede já foram concluídos, além de cerca de 1500 ligações domiciliares (CIs) e 350  Poços de Visita (PVs).

No que diz respeito à rede, esse número corresponde a 35,6% do total previsto no projeto, que contempla aproximadamente 58 Km de rede em vias públicas nos dois bairros, além de aproximadamente 4.500 ligações domiciliares, estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que terá capacidade de depurar 105 litros de esgoto por segundo, em nível terciário.

Esta semana, as equipes estão trabalhando nas ruas Maria Conceição, Gaivotas, Mário Giocondo Crocetta, dos Golfinhos, Recanto do Sol, Deputado Olice Caldas e Osvaldo Climaco, e servidões Pedro Manoel dos Santos, Tietê, Gesso, Angra dos Reis, Lindomar Alves da Silveira, Guaíba e Lua Nova, encontrando trechos de extensões variadas e diferentes condições de terreno e trabalho.

Por conta de variações, relacionadas principalmente à condição do terreno e profundidades determinadas pelo projeto, a metragem instalada em diferentes frentes de serviço são mutáveis: de acordo com o gráfico de produção do dia 6 de junho, por exemplo, enquanto na Rua Maria Conceição o avanço foi de 18 metros  (três tubos assentados), na Servidão Gesso chegou a 42 metros, distância coberta com a instalação de seis tubos.

Comparando-se os números deste último relatório com o que foi divulgado em 30 de maio, a evolução do assentamento da rede foi de 884 metros (ou quase 150 tubos). No mês de maio, o acumulado chegou a 2,6 mil metros.

Segundo a assessoria de comunicação da empresa, mesmo com as dificuldades de abastecimento dos veículos durante o período do movimento dos caminhoneiros, no final de maio e primeiros dias de junho, o ritmo de trabalho não foi reduzido.

SES Ingleses-Santinho

O projeto do SES Ingleses-Santinho é uma ação conjunta da Casan, governo do estado e prefeitura de Florianópolis com investimento total de R$ 84 milhões, financiados junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Quando concluído, o SES Ingleses-Santinho irá atender todo o centro de Ingleses (áreas norte e sul do bairro) e a praia do Santinho, e beneficiar cerca de 42 mil moradores fixos e  milhares de veranistas que visitam a região durante a temporada de verão.

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Casan

Comentários