Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Municípios tem até semana que vem para decidir sobre acolhimento de imigrantes venezuelanos em Santa Catarina

Publicado em 05/06/2018 Editoria: Geral Comente!


O estado de Roraima faz fronteira com a Venezuela e é a principal porta de entrada para os imigrantes no Brasil / Foto: Inaê Brandão/G1 RR

O estado de Roraima faz fronteira com a Venezuela e é a principal porta de entrada para os imigrantes no Brasil / Foto: Inaê Brandão/G1 RR

União pretende distribuir 2,5 mil pessoas entre os estados, incluindo Santa Catarina. Para isso, no dia 23 de maio, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) encaminhou mais um ofício de consulta sobre o acolhimento de imigrantes venezuelanos a todos os municípios catarinenses. O prazo para resposta termina no dia 15 de junho.

Cada imigrante poderá receber o valor de R$ 400,00 mensais. O recurso é do Governo Federal e será depositado direto na conta do município que aceitar o acolhimento. O repasse poderá ser renovado uma vez, caso, após seis meses, o imigrante ainda não tenha conseguido alguma forma de sustento, moradia ou trabalho.

De acordo com assessoria de comunicação da SST, há também aqueles que vem ao estado por conta própria, onde já começam a se estabelecer. Nesses casos, não há apoio da União para o acolhimento.

Fluxo de migração

Segundo estimativas do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), entre 2014 e 2017, mais de um milhão de venezuelanos fugiram da situação de miséria e perseguição política. Estima-se que entre 40 mil e 60 mil vieram para o Brasil.  

 

 

 

 

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários