Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Governo federal anuncia novo acordo para encerrar paralisação

Publicado em 28/05/2018 Editoria: Geral Comente!


Foto: Alan Santos/PR

Foto: Alan Santos/PR

Em pronunciamento feito na noite deste domingo (27), o presidente da República, Michel Temer, anunciou um novo acordo com os caminhoneiros. A proposta é reduzir o preço do óleo diesel em R$ 0,46 por 60 dias, valor equivalente a Cide e o PIS/Cofins que incide sobre o combustível. O governo também dará isenção da cobrança do eixo suspenso nos pedágios de rodovias federais, estaduais e municipais.

O presidente também detalhou as medidas. Explicou que, no caso da redução de R$ 0,46 no diesel, não haverá prejuízo para a Petrobras. O governo vai cobrir a diferença para não comprometer as condições de funcionamento da companhia. “A Petrobras recuperou-se nesses últimos dois anos e não é possível criar dificuldades operacionais e de recursos que retire dela o grande prestígio nacional e internacional que recuperou nesses últimos dois anos.”

Três Medidas Provisórias

Temer relatou que também vai editar uma medida provisória para que seja cumprida em todo o território nacional a isenção da cobrança do eixo suspenso nos pedágios de rodovias federais, estaduais e municipais.

Uma segunda medida provisória vai ser editada para garantir aos caminhoneiros autônomos 30%, no mínimo, dos fretes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Uma terceira medida provisória vai criar a tabela mínima de frete, conforme prevista no projeto de lei 121, que está em análise no Senado Federal.

Apesar disso, a paralisação permanece em diversos pontos do Brasil. O movimento conseguiu apoio de grande parte da população, que manifesta descontento geral com o atual governo, tornando heterogêneos os motivos que sustentam a paralisação no país.  

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Planalto Federal

Comentários