Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de Biguaçu entrega reforma de área de lazer no Jardim Janaína

Publicado em 24/05/2018 Editoria: Biguaçu Comente!


Termo de Cessão de Uso foi assinado para que a Associação Cultural Raça Negra utilize o espaço para projetos sociais / Foto Paulo Rodrigo Ferreira (DICOM PMB)

Termo de Cessão de Uso foi assinado para que a Associação Cultural Raça Negra utilize o espaço para projetos sociais / Foto Paulo Rodrigo Ferreira (DICOM PMB)

A área de lazer e Academia de Saúde da Rua Domingos Antônio Zimmermann no bairro Jardim Janaína foi reinaugurada. O espaço foi revitalizado em parceria com a Construtora Kretzer Kremer, que realizou reforma da quadra, pintura e troca de telhado em área coberta. A cerimônia de reinauguração ocorreu no dia 19 de maio. 

A entrega contou com a presença do prefeito Ramon Wollinger e do vice-prefeito Vilson Norberto Alves, que no ato assinaram o Termo de Permissão Precário de Uso e Cuidado Gratuito de Bem Público permitindo que a Associação Cultural Projeto Raça Negra utilize o espaço para desenvolver projetos sociais junto à comunidade.

Coordenando por Edevaldo Emiliano Barbosa, popular Tetê, o projeto existe desde 2004, quando iniciou suas atividades para os alunos da Escola Estadual Prof. Tania Mara Faria e Silva Locks.

“Em 2013, numa reunião entre os alunos, através de votação, nosso projeto recebeu o nome de Raça Negra. Esse nome surgiu porque não queríamos só treinar capoeira e sim nos aprofundar na essência dentro da nossa cultura e raiz afro-brasileira, com a sua história e manifestação.  Depois dessa data, o projeto foi aberto para toda a comunidade, para jovens e adultos também. Crianças e adolescentes em idade escolar precisam estar estudando para participar”, explicou.

Segundo Tetê, o projeto vem realizando um evento a cada ano, e já está na quarta edição, chamado de Encontro Nacional da Família Grupo Capoeira Brasil (GCB) Biguaçu. O evento, que era realizado em novembro, neste ano será em agosto, nos dias 24 e 25.

Parceria

“Esta parceria que estamos fazendo é um modelo de gestão que queremos implantar em outros bairros. A Prefeitura realiza melhorias em todas as áreas de lazer com frequência, mas nem sempre consegue estar presente evitando a depredação ou realizando a manutenção de forma imediata. Com a permissão de uso para uma associação, esta entidade tem espaço para desenvolver seu trabalho e vai manter e conservar a estrutura”, comentou o prefeito Ramon.

O vice-prefeito Vilson destacou o trabalho realizado pela associação Raça Negra. “Sabemos da dedicação do Tetê como coordenador do projeto de capoeira e do seu trabalho em prol da comunidade, principalmente das crianças, incentivando-as na prática de esportes e hábitos saudáveis”, afirmou.

Ao final da assinatura de permissão de uso, que foi acompanhada pelo secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Ronnie Marks Maciel e pela vereadora Salete Orlandina Cardosos, uma roda de capoeira com participação do Mestre Senzala do grupo Capoeira Brasil animou os presentes.

As aulas são gratuitas e realizadas na praça todas terças e sextas-feiras para as crianças, das 19h30min às 20h30min. Já às quartas-feiras são oferecidas para jovens e adultos, das 19h30min até 21h30min. Além do instrutor Tetê e do coordenador Mestre Senzala, as aulas são supervisadas pelo Mestre Paulinho Sabiá.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Biguaçu

Comentários