Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Falta de combustíveis já afeta serviços na Capital

Publicado em 24/05/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Divulgação CDL

Foto: Divulgação CDL

Com a paralisação dos caminhoneiros por todo o país desde segunda-feira (21), inclusive em mais de 60 rodovias federais e estaduais em Santa Catarina, várias pessoas correram com seus carros para os postos de combustíveis para abastecer na noite de ontem e início da manhã desta quinta-feira (24).

Isso porque ontem, o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis (Sindópolis) alertou que os postos da região deixaram de receber combustíveis por conta dos bloqueios realizados pela mobilização dos caminhoneiros nas bases de Biguaçu, Itajaí, Canoas e Araucária.

Essa falta de produto, fez com que alguns postos se valessem da “lei da oferta e da procura” e aumentassem o preço do combustível de forma indiscriminada. O valor dos combustíveis deve ser baseado no percentual divulgado pelo governo, ainda que o abastecimento esteja prejudicado por conta da greve. Com isso, desde ontem, fiscais do Procon já foram a campo para averiguar a possibilidade desses aumentos abusivos. Caso seja encontrada alguma irregularidade, será aberto um processo administrativo contra o estabelecimento, passível de multa.

Uma leitora do Floripa News, enviou uma foto do posto ao lado do supermercado Makro, no bairro Estreito, onde o preço da gasolina comum aparece custando R$ 8,88.

Florianópolis

Na manhã de hoje, a prefeitura de Florianópolis informou por meio de nota, que possui um plano de racionamento de combustível, caso a greve dos caminhoneiros permaneça até amanhã (25). Se a situação atual permanecer, o combustível restante nos tanques de veículos do município será priorizado para casos de emergência nas áreas de saúde e segurança.

Além disso, a Autarquia Comcap já cancelou a coleta seletiva de materiais recicláveis nesta quinta-feira (24) e os roteiros vespertinos da coleta convencional. De acordo com a assessoria da autarquia, a coleta vai operar com metade da capacidade, sendo priorizadas as áreas comerciais onde há maior volume de lixo orgânico, até que seja restabelecido o abastecimento de combustível. Os materiais recicláveis são limpos e podem permanecer mais tempo acondicionados nos depósitos temporários dos domicílios.

O usuário do sistema de coleta deve colaborar tanto reduzindo a geração de resíduos quanto mantendo-os bem acondicionados, longe da rua e dos vetores de doenças, até que a situação se normalize.

Nesta quinta-feira (24), somente coletiva convencional noturna no Centro e região comercial do Estreito, com efetivo reduzido a 50% do total, sendo priorizadas as áreas comerciais e de maior fluxo.

Já na sexta-feira (25), haverá coleta convencional pela manhã com 30% da capacidade operacional. Serão feitos oito de 22 roteiros nas regiões comerciais de Canasvieiras, Lagoa, Ingleses, Santo Antônio, gerais da Armação, Pântano do Sul, Rio Tavares e Novo Campeche.

Transporte Coletivo

Em relação ao transporte público da cidade, por enquanto, nenhuma decisão foi tomada. Há apenas a discussão de alternativas caso a paralisação continue, como por exemplo, implementar durante a semana (horário de dias úteis) o horário de sábado (redução de 40% na frota), suspender o serviço Executivo, suspender as linhas da madrugada, e no sábado trabalhar com o horário de domingo.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários